Moradores alertam para aumento de roubos a residências

0
1131

Foto: Reprodução

Reprodução
Deputado estadual Major Mecca fala da saída de policiais da corporação durante sessão da Alesp na terça-feira (7)

A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo anunciou na quinta-feira (9) que a Polícia Militar irá mobilizar cerca de 300 policiais para coibir crimes, como furtos e roubos, no centro da cidade, considerando o período de compras de fim ano. A ação se estenderá até o dia 24.

Sabe-se da importância de reforçar o policiamento, sobretudo neste período quando muitas famílias viajam e as ocorrências de roubos e furtos em residências aumentam. Em 2020, no 7º DP da Lapa, foram registrados 1.146 roubos, sendo 125 somente no mês de dezembro, e 2.445 furtos, com 220 ocorrências no último mês do ano.

Moradores da Vila Anglo Brasileira e Pompeia estão assustados com o alto número de roubos a residência, muitos realizados durante o dia quando os proprietários não estão em seus imóveis. Um dos pontos críticos é o quadrilátero formado pela Avenida Pompeia e ruas Heitor Penteado, General Góis Monteiro e Estevão Barbosa. Um vizinho que entrou em contato com a redação afirma que somente na madrugada do dia 3 para 4 de dezembro, ocorreram sete invasões de casas na área, cinco delas na Rua Ministro Sinésio Rocha. “Virou uma rotina. Todos nós estamos com medo de sair e deixar a casa sem ninguém”, conta uma moradora, que prefere não se identificar. Segundo ela, os furtos e roubos aumentaram de maneira assustadora durante a pandemia. “Muitos dos furtos e roubos são filmados. A gente esperava que a polícia, com posse das imagens, se empenhasse mais para prender os bandidos. Mas, infelizmente, não é o que vem ocorrendo”, relatou.

Outro debate que é frequente nessa época do ano é a falta de efetivo para garantir a segurança de uma megalópole como São Paulo. O deputado estadual Major Mecca, na sessão da Alesp no dia 7 de dezembro, falou sobre o fato de 30 PMs terem saído da corporação em quatro dias. O político relaciona os pedidos de exoneração com a falta de condições de trabalho e salários inadequados.

Também durante a semana circularam vídeos que mostram dois policiais que foram agredidos na Zona Norte enquanto faziam patrulhamento. O caso foi comentado pelo deputado federal Capitão Derrite. Segundo dados do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) há um déficit de 15 mil policiais no efetivo. Na quinta-feira (9) foi publicado um edital para o cargo de oficial da PM, com 220 vagas. Esse foi o terceiro concurso lançado em 2021, mas a oferta de vagas ainda está aquém das necessidades.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA