Cacilda Becker recebe peça de diretora premiada sobre o tempo

0
821

Foto: Camila Brandão

Camila Brandão
Espetáculo faz uma reflexão sobre a importância de aproveitar o tempo

A partir deste sábado (15) a peça “Momo e o Senhor do Tempo” irá circular por diversos teatros municipais, entre eles o Teatro Cacilda Becker da Vila Romana. A montagem é da premiada diretora Carla Candiotto, inspirada no livro “O Senhor do Tempo”, de Michael Ende, mesmo autor de “História Sem Fim”.

Escrita a seis mãos, por Carla Candiotto, Victor Mendes e Aline Moreno, a adaptação retrata a importância do tempo na vida das pessoas e a melhor forma de aproveitá-lo. A menina Momo (Camila Cohen) aparece misteriosamente em uma cidade e vai morar nas ruínas de um antigo teatro abandonado. Lá, onde as crianças desaprenderam a brincar, pouco a pouco ela as ajuda a redescobrir esse prazer, mostrando a importância de valorizar a relação entre os amigos, os encontros e as ideias diferentes. Porém, aparecem os “Homens de Cinza” que têm o objetivo de comprar o tempo das pessoas. O tempo para a brincadeira, o tempo para conversar com os amigos, o tempo de olhar as formigas ou passear é roubado e trocado por uma moeda que deixará todos tristes. Momo e seus amigos precisam de um plano para enfrentar o inimigo e recuperar o “tempo perdido” de todos.

Durante a quarentena da pandemia, Carla Candiotto atuou em “O Despertar”, de Dario Fo, e dirigiu outras três peças, entre elas “O Gabinete de Curiosidades” e o projeto “Quarentena de Histórias” com a companhia de teatro da Prefeitura de Jundiaí. Nesse período houve duas tentativas de ensaiar “Momo e o Senhor do Tempo”, a primeira no início de março de 2020 e a segunda já em 2021. A ideia de adaptar o texto para um espetáculo teatral infanto-juvenil surgiu da necessidade de discutir e refletir com crianças, jovens e seus familiares o significado do tempo, atualmente. “Vivemos em uma época em que as pessoas vêm se esquecendo do que importa e têm se distanciado cada vez mais delas mesmas e de suas pessoas queridas”, comenta Carla Candiotto, considerando que muitas crianças já não sabem mais brincar porque seus pais não têm tempo para lhes ensinar e as largam em frente da TV, do computador ou celular.

Com cenário de André Cortez, iluminação de Wagner Freire, figurino de Chris Aizner, vídeo mapping de André Grynwask e direção de produção de Rodrigo Matheus, Momo tem o elenco formado pelos atores Camila Cohen, Eric Oliveira, Ernani Sanchez, Fabrício Licursi e Victor Mendes.

As apresentações no Teatro Cacilda Becker, acontecem nos dias 29 e 30 de janeiro, às 16h, com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria uma hora antes. O teatro fica na Rua Tito, 295.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA