Região tem pontos de fortes alagamentos

0
1540

Foto: Reprodução

Reprodução
Alagamento na Rua Palestra Itália

Na terça-feira (1) uma elevada quantidade de chuva atingiu a região, sendo que os bairros da Subprefeitura Lapa foram os que mais concentraram pontos de alagamento. Além dos locais conhecidos por acumular água, caso da Rua Venâncio Aires, entorno do Viaduto Mofarrej, Avenida Imperatriz Leopoldina, ruas Caiapós, Conselheiro Cândido de Oliveira, Araguatins, a EMEI Professora Sarita Camargo e o pontilhão que conecta a Lapa à Vila Anastácio, durante a semana algumas ocorrências inesperadas foram registradas por moradores, incluindo um carro sendo carregado no declive da Rua Tito em direção à Rua Desembargador do Vale. O grande volume de água também foi registrado próximo ao Allianz Parque e Bourbon Shopping, no trecho onde já existem obras de drenagem que fazem parte da Operação Urbana Consorciada Água Branca.

Em outubro do ano passado, representantes de jornais de bairro de toda a cidade, incluindo o Jornal da Gente, foram convidados para uma reunião na Prefeitura com o secretário executivo de mudanças climáticas Antonio Fernando Pinheiro Pedro. O objetivo do encontro foi apresentar o Plano Preventivo Chuvas de Verão (PPCV) que regulamenta os trabalhos de prevenção, atendimento emergencial e de assistência social em consequência das chuvas.

Questionada sobre como está a execução do plano, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, informa que na noite de terça-feira (1) foram registrados 45.85 mm de precipitações na Zona Oeste, volume de água mais intenso e maior do que o esperado, superando a capacidade de escoamento das galerias pluviais.
Afirma ainda que todas as equipes de limpeza, remoção e zeladoria foram mobilizadas para realizar os serviços necessários, a fim de diminuir os transtornos causados, e que quando há necessidade são usados caminhões com hidrojatos para diminuir os pontos de alagamento.

Em novembro de 2021 foram iniciadas as operações do Plano Preventivo Chuvas de Verão que seguirão até o mês de março com ações de monitoramento e combate às enchentes e alagamentos na cidade. Em janeiro foram limpos 27.945,35 metros de galerias, 41.213,70 metros de ramais, 9.230 bocas de lobo, além de poços de visita e 725.124,27 m² de margens de córregos. A limpeza de piscinões resultou na retirada de 10.565,05 toneladas de detritos. Mais de 11.256 mil árvores foram podadas ou removidas.

A secretaria destaca que até pouco tempo atrás, os piscinões eram operados individualmente pelas subprefeituras, no local e de forma manual, mas agora contam com bombas controladas remotamente, sendo possível acompanhar o nível e vazão da água, e o funcionamento das motobombas (responsáveis pelo escoamento), por meio de sensores instalados nos piscinões e túneis. Além disso, o sistema emite alertas em caso de queda de energia, obstrução e falha mecânica. No caso dos túneis, é possível também monitorar o nível de CO² acumulado.

Outro investimento realizado foi a implantação do Sistema de Gerenciamento da Zeladoria (SGZ) que integra os serviços de zeladoria de todas as subprefeituras, como por exemplo tapa-buraco, poda ou remoção de árvore e limpeza de córrego. Por meio do SGZ, é possível verificar as solicitações recebidas pela Central SP156, monitorar as equipes em campo, identificar os problemas com maior incidência e indicar uma ordem de execução.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA