Crianças de escola encontram lar para galinha perdida

0
688

Foto: Reprodução

Reprodução
Experiência de cuidar de um bichinho permitiu aprendizado e empatia

Os alunos do Espaço Pensar tiveram duas semanas agitadas com o novo mascote que apareceu na escola. Na segunda-feira (21) na hora em que a mãe de uma das crianças foi deixá-la na escola, uma galinha foi avistada andando pela Rua Bárbara Heliodora. A ave foi levada para dentro das dependências da unidade e gerou uma grande comoção entre as crianças. Foi aí que começou a mobilização dos pequenos para tentar encontrar o dono do animal.

Reprodução
Alunos da escola Espaço Pensar

Os alunos fizeram fotos e vídeos com a galinha, espalharam cartazes no entorno da escola e cuidaram muito bem dela. Duas semanas se passaram e o dono não apareceu. Algumas crianças já tinham seus próprios planos para o destino da galinha, como a aluna Betina do segundo ano, que teve o seguinte diálogo com sua mãe: “Mãe acho que não vamos encontrar o dono…”, “Então filha, acho que vocês vão ter que doá-la para um lugar que cuida de animais…”, “Não mamãe…a gente já conhece ela…sabe o que gosta de comer, tem tempo para cuidar, tem amor para dar…melhor ficar com a gente mesmo!”.

Reprodução
Alunos espalharam cartazes no bairro

Apesar da campanha dos alunos, a escola entendeu que seu espaço não era ideal para criar o animal. Na sexta-feira (1) a galinha ganhou um novo lar ao ser adotada pelos pais de uma aluna que são proprietários de um sítio. Mas toda a experiência de cuidar de um bichinho e tentar encontrar seu dono foi válida. “Tivemos conversas muito empáticas por conta dessa situação. As crianças quiseram acolher a galinha, entendendo que ela podia estar em sofrimento na rua. Foi um convite ao despertar da sensibilidade das crianças e mesmo não sendo uma ação planejada pela escola pudemos aproveitar o que aconteceu e transformar em aprendizado”, afirma a diretora Marcela Guardia.

A escola Espaço Pensar faz parte do programa Escolas do Bem, um projeto que tem como missão promover os conceitos de cidadania, comunidade e pertencimento para crianças, permitindo a construção de uma sociedade melhor.

Calçada
Outra unidade de ensino integrante do programa Escolas do Bem é a Green Kids School, na Vila Leopoldina, que durante essa semana inaugurou sua calçada interativa, um convite em meio a cidade para o brincar. A iniciativa é uma parceria com o programa, lembrando a frase do pediatra e psicanalista inglês D.W. Winnicott que disse: “É bom recordar que o brincar é, por si mesmo, uma terapia”.

Divulgação
Calçada é um convite à interação

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA