Alunos ganham sessão gratuita de cinema

0
586

Foto: Divulgação

Divulgação
Estudantes da Escola Estadual Alexandre Von Humboldt em sessão do Cinesolar

Os estudantes da Escola Estadual Alexandre Von Humboldt foram contemplados com uma sessão de cinema do projeto Cinesolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. O equipamento fica dentro de uma van com placas que utilizam um sistema conversor de energia solar para elétrica. O veículo também leva as cadeiras para o público, sistema de som e projeção, telão e uma cabine de DJ.

O objetivo do projeto é promover a arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura. Além das sessões de cinema, também são realizadas atividades como a “Oficinema Solar”, uma oficina de vídeo para crianças e jovens sobre sustentabilidade. Como resultado, um filme é produzido com os participantes e exibido durante a sessão de cinema para a comunidade local. “As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples que dialoga de forma lúdica com os jovens e as crianças da região, colocando o público ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, explica Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do Cinesolar.

A oficina e sessão de cinema na escola da Vila Anastácio aconteceu nos dias 4 e 5 de abril, com a exibição de curtas-metragens brasileiros. O Cinesolar é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Votorantim e apoio da Etec Professor Basilides de Godoy, CEU Parque Anhanguera e Escola Estadual Alexandre Von Humboldt. É realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Ao todo, o Cinesolar já realizou cerca de mil sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas. Além disso, foram ministradas mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA