Espetáculo “Maria da Escócia” estreia no Teatro Cacilda Becker

0
1031

Foto: Philipp Lavra

Philipp Lavra
A montagem, que não se propõe a ser biográfica, parte da disputa pelo trono na Inglaterra entre as rainhas Elizabeth I e Mary Stuart.

O conflito que existiu entre as rainhas e primas Elizabeth I (1533-1603) e Mary Stuart (1542-1587) é a inspiração do espetáculo “Maria da Escócia” que será apresentado no Teatro Cacilda Becker. Com dramaturgia de Fernando Bonassi e direção de Alexandre Brazil, a peça estrelada por Bete Dorgam e Kátia Naiane é inspirada no texto “Mary Stuart” (1800), do alemão Friedrich Schiller. A montagem, que não se propõe a ser biográfica, parte da disputa pelo trono na Inglaterra entre as rainhas Elizabeth I e Mary Stuart. Única herdeira legítima do rei Jaime V da Escócia, Mary assumiu o trono aos 6 anos, teve vários maridos e sempre atuou apenas como a rainha consorte, sem exercer efetivamente o poder.

Considerada pelos católicos ingleses como a legítima soberana da Inglaterra, já que Elizabeth I era filha bastarda do rei Henrique VIII, ela esteve no centro da revolta conhecida como Rebelião do Norte, ao tentar depor a própria prima para assumir o poder. Vendo-a como uma ameaça, Elizabeth I aprisionou-a em vários castelos e mansões no interior do país. Depois de 18 anos, Mary foi condenada por tramar o assassinato da prima, de dentro da prisão, e decapitada em 1587, aos 44 anos.

Já Elizabeth I, conhecida como a “A Rainha Virgem” por nunca ter se casado, assumiu o reinado aos 25 anos, depois de uma longa briga pela sucessão do trono desencadeada pela morte de seu irmão Eduardo VI. Ao contrário de sua rival, ela exerceu ativamente o poder e abriu mão de se casar e ter filhos para continuar com sua soberania. Ela também é considerada uma das rainhas mais prósperas, responsável por conduzir a monarquia inglesa por sua chamada ‘Era de Ouro’. O espetáculo propõe um encontro fictício entre Maria e Elizabeth I, às vésperas da execução.

As apresentações acontecem entre 17 e 26 de junho, nas sextas e sábados às 21h, e nos domingos às 19h. Os ingressos custam R$10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) podendo ser comprados através do site Sympla ou na bilheteria do teatro uma hora antes do início do espetáculo. O Teatro Cacilda Becker fica na Rua Tito, 295.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA