Barra Funda ganha Centro de Atenção Psicossocial

0
2359

Foto: SMS/Divulgação

SMS/Divulgação
O objetivo da Prefeitura é ampliar a oferta, o atendimento e o acolhimento especializado para pessoas que sofrem com transtornos decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas

Na quarta-feira (13) foi inaugurado o 99º Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade, o Caps AD III Boracea, na Rua Anhanguera, 288, na Barra Funda. O objetivo da Prefeitura é ampliar a oferta, o atendimento e o acolhimento especializado para pessoas que sofrem com transtornos decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas. A unidade também oferece acompanhamento aos familiares, atividades terapêuticas e psicoeducativas em grupo, atividades físicas e de artesanato. O Caps AD III Boracea tem capacidade para atender 300 usuários por mês e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para atendimento e acolhimento. Das 19h às 7h, o equipamento funcionará para hospitalidade noturna.

O prefeito Ricardo Nunes participou da inauguração da unidade. “Seguimos avançando na ampliação desse atendimento. Nós estamos determinados a enfrentar essa guerra, vencer essa situação gravíssima da cracolândia. Somente o SIAT III (Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica), localizado na Rua Helvétia, aumentou mais de sete vezes o acolhimento de janeiro a julho. Em janeiro, foram encaminhadas 27 pessoas e em junho, foram encaminhadas 192 pessoas”, disse.

O Caps da Barra Funda teve um investimento total de R$ 555.298,37 e será gerenciado pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE). O equipamento conta com 86 colaboradores, incluindo médicos psiquiatras, médico clínico, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. O prédio tem 31 salas e dez leitos para o acolhimento integral de pacientes. O custo mensal da unidade será de R$ 638.680,40. “Esse é o nosso Caps de número 99 na cidade, e em breve inauguraremos mais dois. Poucas cidades brasileiras têm esse suporte para a saúde mental e devemos isso ao apoio do nosso prefeito. Nós vamos à luta para recuperar essa população, porque eles têm direito a uma vida digna”, declarou a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA