Governo assina concessão de parques da região

0
485

Foto:

Rodrigo Garcia acompanhou a assinatura do contrato no Parque Villa-Lobos

Na quarta-feira (10) o governador Rodrigo Garcia esteve na região para acompanhar a assinatura do contrato de concessão dos parques Villa-Lobos, Cândido Portinari e Água Branca, que juntos recebem 14 milhões de visitantes por ano. A concessionária chamada Consórcio Novos Parques Urbanos deve assumir os espaços em setembro e será responsável pela manutenção e modernização das estruturas existentes, ampliação da oferta de serviços como alimentação, lazer e estacionamento, além de assumir os custos operacionais com limpeza, vigilância, entre outros. A previsão é que nos primeiros seis anos sejam investidos R$ 46,9 milhões, do total de R$ 61,6 milhões obrigatórios. O prazo contratual é de 30 anos. “Desde o início da gestão, nos esforçamos para que a gente pudesse continuar tendo bons serviços públicos no estado, mas não necessariamente serviços estatais. É disso que se trata hoje a concessão do Villa-Lobos, do Portinari e do Água Branca, três parques que permanecem públicos e continuam com entrada gratuita, mas que passarão a ser geridos pela iniciativa privada para desonerar o poder público, que gasta todo ano dinheiro do orçamento para a manutenção desses espaços. A população ganha e o Governo ganha”, disse Rodrigo Garcia.

Embora tenham sido realizadas audiências públicas e encontros nas áreas verdes, o processo de concessão foi criticado por alguns usuários pelo prazo curto de análise de toda a documentação e da falta de garantia de plena participação. Também foi questionado se a gestão ambiental das áreas não poderia ficar comprometida com as mudanças da gestão estadual ao longo dos anos de concessão. Uma manifestação foi realizada no Parque da Água Branca em março deste ano.

Segundo o governo, as ações da nova administração deverão seguir os planos-diretores e preservar as características históricas dos espaços, especialmente no caso do Água Branca. Os conselhos consultivos continuarão auxiliando na gestão dos parques. O concessionário não poderá cobrar ingresso para entrada nos parques, mas o contrato permite a exploração comercial com a locação de imóveis, eventos, além da arrecadação com os quiosques destinados à alimentação. “O que norteia nosso consórcio é recuperar e potencializar os espaços e atrativos que os três parques apresentam. O Villa-Lobos, como o próprio nome faz referência, nasceu conectado com a música. Já o Parque da Água Branca tem vocação e história distintas dos outros dois parques. Queremos reintegrá-lo ao tecido urbano daquela região. Respeito e valorização da origem e do histórico agro são nossas premissas”, afirmou o sócio gestor do consórcio Novos Parques Urbanos, Rogério Dezembro.

Roda-gigante
A assinatura do contrato ocorreu no Parque Villa-Lobos, mas aproveitando a proximidade o governador Rodrigo Garcia também visitou as obras de instalação da roda-gigante no Parque Cândido Portinari. Ao contrário do que foi informado anteriormente pela empresa responsável, de que a atração seria inaugurada ainda este mês, a nova previsão é que a roda possa receber o público nos próximos dois meses. Com 91 metros de altura, a roda abrigará 42 cabines de observação com capacidade para até dez pessoas, ar-condicionado, monitoramento por câmeras, interfones e wi-fi. A estrutura também terá iluminação cênica, projetada para interagir com a cidade.

SECOM
Inauguração da roda-gigante que aconteceria em agosto será em dois meses

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA