Cades Lapa discute remoção de árvores e PIU Barra Funda

0
780

Foto: Reprodução

Reprodução
Informativo do Ministério Público retrata situação da Praça Doutor Pedro Corazza antes e depois da remoção e sugere a solicitação de esclarecimentos pela SVMA sobre a ação

Na quarta-feira (19) foi realizada a reunião mensal do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades) da Lapa, pela primeira vez em formato híbrido desde o início da pandemia.

No encontro, os representantes da subprefeitura trouxeram atualizações sobre questões levadas ao conselho. Em relação à mudança do pátio de compostagem da Lapa, a administração segue buscando um terreno adequado que possibilite a continuidade das atividades educativas no local. Sobre o evento de um canal de TV na Travessa Roque Adóglio, foi informado que os organizadores não pagaram as taxas municipais, configurando um evento privado em área pública, com publicidade de marca, sem as devidas autorizações. Foi aberta uma denúncia no Portal SEI sobre o caso.

Outro assunto do encontro foi o PIU (Projeto de Intervenção Urbana) proposto para o entorno do Terminal Barra Funda, área que pertence ao perímetro da Operação Urbana Consorciada Água Branca (OUCAB). O prazo para a coleta de contribuições da população é até o dia 31 de outubro, pelo site Participe +, porém foi mencionado na reunião que existem mais de 300 páginas de documentação para serem avaliadas. Integrantes do grupo de gestão da OUCAB solicitaram a realização de reuniões com os proponentes para apresentação do projeto. Está prevista uma reunião extraordinária do Cades Lapa sobre o assunto na próxima semana, na quinta-feira (27), às 18h30.

Também foi discutida a remoção de árvores na Praça Doutor Pedro Corazza, realizada nos dias 8, 9 e 10 de outubro e paralisadas após o Ministério Público elaborar um informativo e cobrar explicações sobre o caso. Moradores e conselheiros criticam o fato de que não houve a preocupação de se fazer um transplantes dos exemplares, ainda mais em uma região com escassez de áreas verdes. O MP recomenda que seja solicitado à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente um parecer técnico sobre os cortes. No local da praça está prevista a construção da estrutura de uma passarela que vai conectar a universidade que fica na Avenida Marquês de São Vicente à Estação Santa Marina da Linha 6-Laranja do Metrô. A próxima reunião ordinária do Cades Lapa será no dia 16 de novembro, também de forma híbrida, pela internet e na Subprefeitura da Lapa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA