PIU Polo Barra Funda

0
1190

A proposta de Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Polo Barra Funda deve acontecer em uma área de 16,8 ha no entorno do Terminal Intermodal Palmeiras-Barra Funda, sobre terras públicas do Metrô, CPTM, Prefeitura e Unesp, dentro do Setor H da Operação Urbana Consorciada Água Branca (OUCAB). Está em consulta pública até 31 de outubro e gerou mais dúvidas que certezas, questões debatidas em reunião do Grupo de Gestão da OUCAB no último dia 17, com o projeto já em consulta pública, apesar de ter iniciado em 2020.

O PIU propõe melhorias na mobilidade urbana com a chegada de novas estações de trem, a regularização destes imóveis públicos e o adensamento construtivo no entorno, mas o Programa de Interesse Público ainda está pouco detalhado, dificultando a compreensão da transformação desejada. É preciso um PIU para esta transformação? O adensamento atenderá a quais usos e interesses públicos? É uma transformação de um Subsetor da OUCAB, ou seja, um PIU dentro de uma Operação Urbana: uma regra sobrepõe a outra? Quais intervenções da OUCAB poderiam ser feitas a partir deste PIU?

Se o PIU Polo Barra Funda é capaz de potencializar a consecução dos objetivos da OUCAB, deve ser gestado no âmbito do seu grupo de gestão, com prazos ampliados para debater com a sociedade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA