Moradores questionam projeto de drenagem em praça

0
605

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
Moradores querem preservação de praça onde estava previsto um projeto de piscinão

Na terça-feira (29) a Subprefeitura Lapa recebeu a reunião extraordinária do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades), com a proposta de discutir o controle das cheias nas bacias dos córregos Tiburtino e Curtume. O subprefeito Marcus Vinicius afirmou ter recebido diversos questionamentos sobre o tema e sobre um projeto que previa a construção de um piscinão na Praça São Crispim, e por isso foi organizado o encontro com apresentação do engenheiro Pedro Algodoal, da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB).

A preocupação dos moradores vem desde 2019, quando a Prefeitura, ainda na gestão de Bruno Covas, propôs uma PPP (parceria público-privada) para a construção de reservatórios de águas pluviais, um deles na Praça São Crispim. A área verde conta com cerca de 75 árvores que seriam prejudicadas pela obra. Outras críticas feitas à época diziam respeito à possibilidade do piscinão acumular lixo e detritos causando mau cheiro, proliferação de insetos, além de requerer uma manutenção insalubre e de alto custo. A supressão da área verde e permeável foi considerada de alto impacto ambiental, urbano e social na região. Em 2020 o processo da PPP foi suspenso, sem data para ser retomado.

Durante a reunião realizada nesta semana, Pedro Algodoal apresentou as bacias, galerias e áreas inundáveis da região, além das modalidades previstas em projetos de drenagem. Foi citado que o piscinão poderia ser construído em outros dois locais, como alternativa à praça, mas por serem terrenos privados, o custo das desapropriações e da descontaminação, já que em um deles funciona um posto de combustíveis, seria elevado.

O público presente cobrou uma solução mais sustentável, em que a água seja entendida como recurso e não como resíduo. Diversas vezes foram cobradas respostas sobre o que estava previsto para a Praça São Crispim mas, segundo os representantes da Prefeitura, no momento não tem nenhum projeto contratado ou em andamento.

Carlos Fernandes, ex-subprefeito e atual secretário executivo de Abastecimento e Agricultura, também participou da reunião, ressaltando a importância da organização da sociedade civil para elaborar as propostas que poderão ser incluídas no processo público.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA