Desacelerar

0
615

O clima é de encerramento. Já estão ocorrendo as confraternizações, as últimas reuniões de conselhos e homenagens. Mais um ano se passou e esse não foi nada menos do que turbulento. O vai e vem da Covid que ainda nos afeta. A tensão política que não dá sinais de que vai arrefecer em breve.

Na região tivemos alguns avanços (reabertura do Hospital da Rua Cotoxó, anúncio da UBS Caju e as obras da Linha 6-Laranja do metrô – que eu achei que poderia utilizar ainda na faculdade, dez anos atrás, mas não foi o caso), tivemos alguns problemas, parte deles já conhecidos (perturbação do sossego, aumento da sensação de insegurança e supressão de áreas verdes) e pouco ou nenhum avanço nas demandas que sempre abordamos aqui (Operação Urbana Consorciada Água Branca, Hospital Sorocabana, Parque Orlando Villas-Bôas e Ponte Pirituba-Lapa). Na parte das notícias jocosas foram pelo menos duas galinhas perdidas e encontradas na Vila Romana. Uma delas, uma galinha-d’angola, talvez ainda esteja por aí. Não faz muito tempo que a vi perto do escritório da redação.

Difícil avaliar se foi um ano bom ou ruim. Minha percepção ainda é a de que vivemos tempos atípicos. A normalidade do modo de vida, das relações, da forma de trabalhar e a integração comunitária vão voltar? Não sei. Difícil avaliar um processo de transformação quando ainda estamos nele.

Mas quem trabalha por um bairro melhor está sempre disposto a manter a mobilização por sua causa. Um caso é o da Praça Nova Lapa, exemplo de que a sociedade organizada tem sim poder. Já na esfera pública, nossos vereadores discutem o orçamento de 2023, bastante generoso com seus R$ 95,8 bilhões. Favor lembrar desse número caso em algum momento do ano que vem, um representante do Executivo falar que não pode fazer uma melhoria porque “o cobertor é curto”. Também sabemos que por ser um ano de pré-eleição (que para os cargos municipais acontece em 2024) vamos ver alguma movimentação e avanços. Campanhas precisam de imagens e notícias que corroboram com o discurso.

Se o clima de Natal – e por clima entenda trânsito, preços altos, shoppings e mercados cheios -, possui alguma magia que costuma contagiar, ainda é difícil ver no horizonte uma verdadeira reconciliação. Famílias e vizinhos continuam divididos entre celebração e apreensão sobre como será 2023. Que o tempo reduza as discórdias e permita a volta do diálogo construtivo. Devemos somar as nossas forças se quisermos melhorar a vida de todos.

Na próxima semana ainda teremos mais uma edição do JG antes do recesso, então deixo meu desejo de boas festas para depois. Até lá!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA