Lapa tem grande número de praças, mas falta manutenção

0
858

Foto: Arquivo CADES Lapa

Arquivo CADES Lapa
Projeto muda uso da Praça Marechal Carlos Machado Bittencourt

Quem mora na região da Subprefeitura Lapa tem o privilégio de contar com o maior número de praças por habitantes da cidade, segundo levantamento recente realizado pela TV Globo. De acordo com a pesquisa, a área tem 305.526 habitantes e um total de 404 praças. Isso equivale a dizer que  a região oferece uma praça para cada 756 habitantes.

Mas, em termos de áreas verdes – algo fundamental para o lazer do paulistano -, São Paulo convive com uma grande desigualdade, já que o estudo mostra um ‘abismo’ entre os bairros centrais e os mais periféricos. Na região do Campo Limpo, por exemplo, há apenas uma praça para cada 7.588 moradores, sendo que a área conta com 80 praças e uma população de 607.105 habitantes.

A pergunta que se faz é: toda essa área verde concentrada na Lapa reverte, realmente, em boas opções de lazer e em qualidade de vida para seus moradores? De acordo com a representante da sociedade civil no Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – CADES Lapa, Jupira Cauhy, a resposta é não. “Embora essa seja uma região muito arborizada, que conta com grande quantidade de áreas verdes, o que se vê é que falta manutenção em muitas delas. Com pouca estrutura de pessoal, a subprefeitura tem dificuldades para manter em dia os serviços de capinação, roçada e poda de árvores”, afirma ela. “E isso impede que a população desfrute plenamente das praças”. Para ela, esse problema seria atenuado com a abertura para uma gestão participativa, com a formação de comitês de usuários, como está previsto em lei.

De acordo com a Subprefeitura Lapa, esse tipo de serviço segue um cronograma estabelecido de acordo com os chamados ao 156. Se são constatadas muitas solicitação, por exemplo, de poda de árvores em uma determinada praça, esse pedido entra na escala da subprefeitura e é realizado.

Mudança de uso – De acordo com o CADES Lapa, além da falta de manutenção, há, na região da Sub Lapa, casos de mudança de uso de praças, com perda de área verde para a população. É o caso da  Praça Marechal Carlos Machado Bittencourt, que a prefeitura quer transformar em campo de futebol, com grama sintética e arquibancada. “O projeto mostra que será uma estrutura fechada com grades e que terá, inclusive, estacionamento”, diz Jupira.

Ofício encaminhado pelos representantes civis do CADES Lapa à Promotoria de Justiça de Meio Ambiente da Capital (PJMAC)  explica que não houve consulta pública para que a população aprovasse a mudança de uso. De acordo com o documento, para a realização desse projeto foram destinados recursos ao PLOA 2020 e ao PLOA 2021 no valor de R$4.000.000,00.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA