95 anos do CIESP é comemorado com evento na Distrital Oeste

0
2733

Foto: Arquivo JG

Arquivo JG
O diretor titular, Rodolfo Inácio, com os vices Sílvio Silva e Rogério Laki e o gerente da Distrital, Elcio de Sales

Na terça-feira, 28, a Distrital Oeste do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) reuniu associados e convidados para um evento especial de comemoração dos 95 anos de atuação da entidade, reconhecida ao longo de quase um século como uma força fundamental para impulsionar o setor industrial paulista.

Em mensagem enviada por vídeo, o presidente do CIESP, Rafael Cervone, salientou que a atuação da entidade suscitou uma mudança profunda no desenvolvimento do setor, que passou a contar com um órgão representativo capaz de defender seus interesses de maneira autônoma e estratégica. “Ao longo de quase 100 anos, o CIESP seguiu firme na defesa do setor. Hoje, com cerca de oito mil associados, tem 42 diretorias regionais que promovem serviços como informação privilegiada; inteligência de mercado; assessoria jurídico-consultiva e técnica; assessoria econômica, para comércio exterior, infraestrutura, tecnologia industrial, responsabilidade social, meio ambiente e crédito; além de apoio em pesquisas, feiras, simpósios, rodadas de negócios, cursos e convênios”, lembrou.

Cervone ressaltou que, atualmente, a luta da entidade tem sido no sentido de reduzir a elevada carga tributária e as altas taxas de juros que incidem sobre o setor no país, acabar com a burocracia e a insegurança jurídica, além de aumentar o crédito. “Com as transformações e avanços tecnológicos, o setor chegou a representar 25% do PIB brasileiro, mas sua participação decaiu nos últimos 40 anos, situando-se hoje em 11,3%. Mesmo assim, arca com o maior volume no bolo tributário total, em torno de 30%. Tal desproporção afetou muito a competitividade e a capacidade de investimento da indústria nacional”, explicou. O presidente do CIESP enfatizou, por outro lado, que a indústria tem plenas condições de responder aos desafios e oportunidades. “Para isso, estamos fazendo nossa parte, com a disseminação dos preceitos da economia verde, substituição de fontes de energia, governança ambiental, social e corporativa, digitalização e apoio às empresas”, disse.

Já o diretor titular do CIESP Distrital Oeste, Rodolfo Ignácio Vieira Filho, lembrou o importante trabalho desenvolvido pela distrital em toda região. “Hoje atendemos mais de 150 indústrias localizadas em toda Zona Oeste da capital paulista e nos municípios vizinhos de Caieiras, Francisco Morato e Franco da Rocha, apoiando o meio empresarial com toda a gama de serviços oferecidos pelo CIESP”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA