Conectar para incluir

0
2062
Divulgação

Teté Martinho, coordenadora editorial Selo Letra da Cidade Instituto Acaia/Instituto Çarê

Há mais de quinze anos, o Instituto Acaia oferece diariamente espaços de escuta e fortalecimento dentro das favelas da Linha e do Nove. Conhecidos como Barracos-escola, e abertos a moradores de qualquer idade, eles contam com uma equipe própria de educadores, que oferecem atividades educativas, físicas e de lazer, refeições e orientações de saúde. Na rotina, saraus, rodas de conversa e de leitura, jogos, passeios e festas.

Hoje um dos pilares do modelo de ação socioeducativa desenvolvido pelo Acaia, que atua na região desde 1997 e abriu, em 2017, uma escola gratuita de Educação Infantil e Ensino Fundamental para crianças das comunidades, os Barracos-escola nasceram de uma tentativa de aproximação: foi para entender as dinâmicas sociais que afetavam as crianças que as diretoras Elisa Bracher e Ana Cristina Cintra começaram a visitar as comunidades e a estabelecer laços de confiança com os moradores.

O livro Conexões (Letra da Cidade, 2023) reúne relatos e reflexões de educadores dos Barracos-escola, que contam como usam a prosa, a escuta, o livro, a leitura, a atenção e o afeto como ferramentas de transformação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA