Um encontro que celebra a união

0
318

Sempre que o assunto em questão nesta coluna me permite, tenho procurado dar a minha visão, sob os mais diversos ângulos, do papel que a imprensa local deve exercer dentro de uma comunidade – isto para além do fato, intrínseco ao seu propósito maior, de levar informação e servir de ponte entre a população do bairro e os agentes públicos e entidades representativas da região.

Pois desta vez quero acrescentar mais um item a essa lista, que passa por trabalhar formas de promover a união entre todos os que fazem parte de uma mesma comunidade e que, portanto, convivem com os mesmos problemas e podem colaborar para sua solução.

Há muitos anos já, o Jornal da Gente se dispõe a exercer esse importante papel promovendo os tradicionais “Cafés com a Comunidade”, encontros que colocam à mesma mesa, para um debate salutar, representantes comunitários, entidades de classe que atuam na região, empresários e expoentes do setor público (quer seja no âmbito local, municipal e até nacional). Desde o início dos anos 2000, quando a iniciativa teve início, já foram promovidos cafés com diversos vereadores, deputados e senadores comprometidos com a região, e com boa parte dos subprefeitos que passaram pelo prédio da Rua Guaicurus, 1000, na Lapa, desde então.

Após o período de pandemia, em que os eventos foram suspensos, aproveitamos a mudança recente de sede da Página Editora (responsável pela publicação do JG), que agora ocupa um espaço dentro do prédio da Sociedade União Fraterna, para retomar os encontros recebendo, no salão nobre desse espaço tão tradicional na Lapa, o novo subprefeito Ismar Marcilio de Freitas Neto.

Como enfatizou, na abertura do café, o diretor da Página e do JG, Ubirajara de Oliveira, para que a região se desenvolva de forma sustentável é preciso a união de todos. E foi isso o que vimos diante da presença marcante da plateia, onde as principais entidades de classe e de moradores – como OAB, Rotary, Associação Comercial, Consabs (Conselho das Associações Amigos de Bairro da Região da Lapa) e AVL (Associação Viva Leopoldina) – estiveram representadas. Ao lado delas, também prestigiaram o encontro empresários do setor imobiliário, como a Alfa Realty, além de membros do executivo e do legislativo municipal.

Ao levar a público questões relevantes para a região – como a zeladoria e o problema dos moradores de rua – e ouvir do novo subprefeito como o poder público pretende lidar com elas, todos estavam imbuídos de um propósito maior: levar melhor qualidade de vida para aqueles que moram e trabalham aqui. Isso graças à união e ao espírito fraterno, que como veículo de imprensa local devemos celebrar. E que, de forma emblemática, nos representa na sede que agora ocupamos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA