Metrô homologa licitação para extensão de linha até a Rua Cerro Corá

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Foto: Divulgação

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Projeto da nova estação Cerro Corá

Caberá ao Consórcio STEMM o desenvolvimento do projeto básico da Estação Cerro Corá, da Linha 2 – Verde. A empresa teve sua proposta de R$ 10,5 milhões para execução do serviço homologada após um impasse que perdurava desde março.

Na abertura dos envelopes, a proposta do grupo STEMM estava bem abaixo das ofertas das demais empresas concorrentes, que orçaram seus serviços em patamares entre R$ 14 milhões e R$ 20 milhões. Em casos assim, o Metrô exige da primeira colocada documentações adicionais que garantam, de fato, que a vencedora tem condições de entregar o contratado pelo preço acertado, sem criar artifícios para possível aditamento.

Atualmente, a Linha 2 tem seu terminal Oeste na Estação Vila Madalena, enquanto no lado Oeste ela avança até a Estação Vila Prudente. No prolongamento até a Estação Cerro Corá, esse eixo metroviário encontrará a futura Linha 20 – Rosa, que ligará a Lapa até Santo André.

Nessa linha, além dos limites da cidade de São Paulo, a região da Lapa será servida pelas estações Santa Marina, Lapa, Vila Romana e Cerro Corá. A ligação da capital com Santo André contará ao todo com 33 quilômetros de trilhos e 24 estações, com demanda diária de 1,3 milhão de passageiros. O custo da obra é estimado em R$ 20 bilhões.

Na região das avenidas Santa Marina e Ermano Marchetti está prevista a construção do Pátio Norte da futura linha. A Estação Lapa ficaria na confluência das ruas Willian Speers e Romeu Alberti. Na Vila Romana, a projeção é de uma estação entre as ruas Francisco Alves e Tito. Na Cerro Corá o acesso ao Metrô se dará na altura da Rua Antônio Borba, com os trilhos passando por baixo da Praça Amadeu Decome.

O projeto funcional da Linha 20 deveria estar concluído até o final de dezembro, mas um novo prazo foi estabelecido e a empresa responsável pela entrega do serviço, o Consórcio GPO-Geotec, terá agora como prazo final o dia 16 de novembro de 2024.

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