Desafios das mudanças climáticas

0
329

ARTIGO

Ricardo Lazzari Mendes é doutor em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Escola Politécnica (USP)

As mudanças climáticas têm afetado a população de todo o mundo. Os períodos de alta temperatura e escassez hídrica intercalados com períodos de chuva são constatados em todos os países. Um recente estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) traz um cenário preocupante sobre as tendências de temperatura máxima no Brasil. A pesquisa mostra áreas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, com registro de alta na temperatura máxima média superior a 30 C na comparação com a década de 1960.

Diante de transformações meteorológicas significativas, é urgente a adoção de práticas de gestão de recursos hídricos, bem como incremento de investimento para garantir água para toda a população para o enfrentamento de momentos de estresse hídrico.

O panorama climático é muito desafiador e tem potencial de afetar a população mais pobre do país. A Lei 14.026/20 estabelece o atendimento de 16% da população, que ainda não tem acesso à água potável, até 2033. Temos um importante caminho a percorrer e precisamos acelerar as decisões para o avanço do atendimento das demandas básicas da população na área de saneamento. O tempo pede urgência e compromisso para com o futuro do país.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA