Jupira Cauhy, Conselheira do CADES Lapa
A nossa comunidade sofreu nos últimos dias, de maneira concentrada, um enorme transtorno, originado por eventos particulares que lucram milhões. E sobra para moradores, comerciantes, trabalhadores, estudantes, equipes de órgãos públicos e demais cidadãos os prejuízos de quilômetros de ruas e calçadas bloqueadas por filas.
Quem precisou chegar ou sair de casa, ir para o trabalho, ir para o shopping, ir para a escola, para o médico, de carro, ônibus, bicicleta ou a pé ficou muito tempo no deslocamento, perdeu compromissos, perdeu recursos, mudou o trajeto. Ou desistiu. Os transtornos não são invisíveis. Não é mais possível conviver com isso.
E uma das principais medidas para resolver este problema é proposta por todos que sofrem com os transtornos e os que cuidam da ordem no espaço público – abrir os portões da Arena Allianz Parque desde cedo, e acomodar o público dos eventos que amanhece nas nossas ruas dentro do estádio. O espaço público não é extensão dos eventos, e quem promove e lucra com os shows deve se responsabilizar pela acomodação do seu público.