À luz da vontade popular

0
388

Para aqueles que tem acompanhado as notícias sobre o projeto de reconstrução do Hospital Sorocabana, a boa nova é que, após uma proposta inicial de reabri-lo como hospital geral, mas sem espaço para maternidade, a Secretaria da Saúde voltou atrás no desenho básico que definia o novo formato do equipamento. De acordo com informações oficiais vindas do Conselho Municipal de Saúde (CMS), nosso Sorocabana será reaberto com uma ala neonatal, sim! Serão 30 leitos para maternidade e um centro cirúrgico com capacidade para realizar 300 partos por mês, como parte de uma estrutura hospitalar que contará com equipamentos de última geração e todas as comodidades necessárias a um atendimento de qualidade.

Essa foi, sem dúvida, uma grande vitória da população e dos conselheiros de saúde da Lapa, que após lutarem durante anos para que o hospital voltasse a funcionar, hastearam a bandeira de que o Sorocabana não poderia ser reaberto sem uma ala neonatal. Fundado no início dos anos de 1950 e fechado desde 2010 por conta de uma gravíssima crise financeira, o Sorocabana era reconhecido, não apenas na região da Lapa, mas na cidade como um todo, como um hospital de referência. E entre os serviços de excelência prestados ali, a maternidade sempre apareceu como um diferencial. Motivo de orgulho e de muitas lembranças boas por parte de gerações de lapeanos que festejaram nos corredores da antiga ala neonatal do hospital o nascimento de seus filhos e netos.

Não fazia sentido, portanto, que após ser privada por anos de contar com um hospital completo, a população da região, ao receber novamente um equipamento de saúde a altura do que merece, não pudesse contar com uma maternidade.

Felizmente, as coisas na área da Saúde – um bem tão precioso para a população – parecem caminhar bem na região. As obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que substituirá o Pronto-Socorro da Lapa, seguem aceleradas. Quando pronta, a UPA Lapa funcionará 24 horas, sete dias por semana, oferecendo cinco especialidades: clínica médica, cirurgia, odontologia, ortopedia e psiquiatria, além de atender casos de urgência e emergência. Também vale ressaltar o início, em outubro, das obras de construção da nova sede da UBS Vila Ipojuca, na Rua Sepetiba. Reivindicação antiga da população do bairro, o novo prédio, agora próprio, trará mais conforto para o atendimento prestado aos munícipes.

Com esses novos equipamentos, a Lapa contará, enfim, com uma estrutura de Saúde robusta, que, esperamos, atenda adequadamente todos que precisarem usufruir de seus serviços.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA