Prefeito anuncia retomada das obras da Ponte Pirituba-Lapa

0
437

Foto: Lúcia Helena Oliveira

Lúcia Helena Oliveira
Prefeito critica morosidade da Justiça para liberar a obra

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) esteve no canteiro de obras do complexo viário Pirituba-Lapa, na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na quinta-feira, 18, para anunciar a retomada das obras da ponte que ligará os dois bairros. A construção estava parada, por decisão da Justiça, desde abril de 2020, quando os moradores pediram a readequação do projeto, com a inclusão de melhorias como a construção de alças de acesso às marginais e o alargamento da passagem de nível sob a linha férrea da CPTM.

“Foi bom que o projeto foi alterado, pois ficou muito melhor. Mas não dá para aceitar que uma obra dessas fique parada por tanto tempo. Eu não questiono a decisão da Justiça, mas é preciso denunciar e cobrar mais agilidade e empenho nas decisões do judiciário”, ressaltou o prefeito. “Essa ponte já poderia estar sendo inaugurada, mas estamos aqui retomando o projeto. Cada ano de obra parada nos custou R$ 2 milhões para manter o canteiro”, explicou.

O evento contou com a presença de secretários, deputados, vereadores e dos subprefeitos da Lapa, Luiz Carlos Smith Pepe, e de Pirituba, Marcos Zerbini. Também marcaram presença representantes das associações de moradores da região – AMOCITY (da City Lapa), ASSAMPALBA (Alto da Lapa e Bela Aliança) e AVL (Vila Leopoldina) e SAVA (Vila Anastácio).

“A ponte era uma reivindicação antiga da população do bairro. Estamos muito felizes e queremos parabenizar o prefeito pelo empenho em retomar o projeto e por fazer questão de manter, desde o início, o diálogo com as associações”, enfatizou o presidente da AVL, Umberto Sarti.

Para o vereador Eliseu Gabriel (PSB), que desde o início do processo lutou ao lado dos moradores para que a obra saísse do papel, embora a construção do complexo viário tenha ficado parada por um longo período, o fato de a população ter conseguido incluir diversas melhorias ao projeto é positivo. “Um ponto importante é que o cronograma foi modificado para que apenas quando o conjunto da obra estiver concluído é que ela será entregue, evitando que haja transtornos no trânsito”, ressaltou. Já o líder do governo na Câmara, Fábio Riva (PSDB), enfatizou que a nova ponte irá reduzir em mais de meia hora o tempo de deslocamento entre a Lapa e Pirituba, melhorando o trânsito e a qualidade de vida dos moradores da região.

De acordo com o novo projeto, a obra será realizada em quatro etapas, contemplando o alargamento da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, que passará a contar com um total de seis faixas de rolamento, corredor de ônibus e ciclovia; a construção de alças de acesso para os dois lados das marginais; e a ampliação da passagem de nível junto à linha férrea, que terá duas faixas em cada sentido. Além disso, será feita a drenagem do terreno ao longo da avenida e o aterramento dos fios pela Enel. “Será um investimento de mais de R$ 209 milhões que beneficiará cerca de 75 mil pessoas por dia”, lembrou o diretor-presidente da SPObras, Taka Yamauchi.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA