Reflexo da sociedade

0
105

Maria Bertolina de Moraes, conselheira de saúde

O Conselho Municipal de Saúde é uma forma de garantir a participação popular na gestão dos serviços públicos de saúde, tendo como objetivo principal a colaboração da sociedade civil, com transparência e espírito democrático. O conselho é deliberativo, o que assegura que suas decisões serão executadas por pessoas, entidades e órgãos de forma permanente, sem que possam ser barradas por nenhuma autoridade.

O conselho tem a função de planejar, avaliar, fiscalizar e controlar a execução das políticas públicas e as ações de saúde. Sua função é a de participar da gestão das unidades de saúde, garantindo que essa gestão seja participativa. O conselho deve interagir com outros órgãos e secretarias e precisa seguir uma conduta ética e política na ação de aconselhar.

Sendo assim, espera-se que o Conselho Gestor defenda os interesses da sociedade como um todo, e não apenas dos movimentos e entidades que o representam. Só assim suas decisões vão refletir, de fato, as reais necessidades dos usuários do SUS.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA