CONPRESP dá parecer favorável a projeto de requalificação do centro da Lapa

0
265

Parecer do CONPRESP – órgão municipal de preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade – emitiu, no final de setembro, parecer favorável ao projeto de requalificação urbanística, ambiental e paisagística do centro da Lapa, em fase de elaboração pela SP Urbanismo.

Com destaque para a área do entorno do Mercado da Lapa, prédio tombado pelo patrimônio histórico, um dos pontos do projeto é valorizar e preservar a fachada do mercado com o plantio de palmeiras imperiais, mudança do piso das calçadas e troca da iluminação.

Para melhorar a segurança, conforto e acessibilidade dos pedestres, a região central da Lapa terá as calçadas alargadas, com a colocação de novo piso, onde for possível. Está previsto, ainda, a construção de bancos de diferentes desenhos e de canteiros centrais ajardinados elevados, como forma de proteger o pedestre quando este estiver sentado no banco. Próximo aos bancos, também serão instaladas lixeiras metálicas, com postes e tampas. Já para acomodar os ambulantes legalizados, haverá um espaço com quiosque.

Na passagem subterrânea 12 de Outubro, está prevista a ampliação da plataforma elevada pela Rua William Speers. Além disso, a passagem ganhará iluminação em LED, com foco na Arte Urbana e no sistema de comunicação visual informativo dos serviços e da circulação.

Atendendo às considerações do CONPRESP, o projeto de requalificação também contemplará a restauração do monumento histórico em homenagem ao Professor Mário Olavo Guzzo, localizado na praça de mesmo nome.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA