O projeto do prédio comercial da PGG Incorporadora, o New Perdizes Office, terá que aguardar a licitação do Governo do Estado de São Paulo para escolha do consórcio(de empresas) que irá construir a Linha 6 – Laranja do Metrô. É que o prédio e um dos acessos da Estação Sesc Pompeia da Linha 6 estão previsto para o mesmo local: a área na esquina da Avenida Pompeia com Rua Venâncio Aires. O consórcio vencedor da licitação deve ser anunciado em maio.Segundo o departamento de incorporação da PGG, a empresa aguarda a definição da empresa consorciada, quanto aos acessos da estação para adequar o projeto do empreendimento que prevê a construção de 100 salas comerciais e 118 vagas na garagem. O terreno tem 1,5 mil metros quadrados, desse total 602,82 m² deverão ser usados para a construção do acesso da estação.
Desapropriação
Segundo o Metrô, um Decreto (nº 58.025) publicado em 7 de maio de 2012 declarou de utilidade pública imóveis que podem ser necessários à construção da Linha 6 – Laranja. Ou seja, além do terreno na esquina da Pompeia com Venâncio Aires outros imóveis devem ser desapropriados para execução do projeto da Estação Sesc Pompeia. O comunicado aos desapropriados será feito pelo concessionário vencedor da PPP (Parceria Público-Privada) da Linha 6. Para a implantação da Linha, o concessionário vencedor terá liberdade para adotar as medidas que entender necessárias com relação aos imóveis objeto de declaração de utilidade pública.O órgão estadual esclarece ainda que “para minimizar desapropriações e impactos sociais, o projeto para elaboração de traçado procura evitar que uma linha metroviária coincida com equipamentos sociais existentes (escolas, hospitais, clube, etc)”.O Metrô informa também que representantes de sua área de projeto se reuniram com a PGG Incorporadora para sanar algumas dúvidas. Na ocasião, já havia sido publicado o Decreto de Utilidade Pública e o Metrô esclareceu que a área de 602,82 m², na esquina da Rua Venâncio Aires com a Avenida Pompeia, estava contemplada no decreto. A PGG também foi informada que a Linha 6 seria uma Parceria Público-Privada (PPP) integral e que qualquer alteração no projeto deverá ser discutida com o consórcio vencedor da licitação.A área cobiçada pelo governo e a incorporadora é constantemente alagada no período das chuvas de verão. Na última terça-feira o local foi tomado por enchente. A Prefeitura conta com um projeto de ampliação das galerias que aguarda Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA).