O vereador Gilberto Natalini (PV) esteve presente em reunião da rede C-40, que reúne prefeitos e representantes de 59 grandes cidades do mundo. Entre os participantes do evento, ocorrido no Rio de Janeiro junto à Rio+20, estiveram Gilberto Kassab (PSD), prefeito de São Paulo, e Michael Bloomberg, prefeito de Nova York e atual presidente da rede.
As cidades da C-40 concentram juntas mais de 300 milhões de pessoas e os principais objetivos dessa parceria são criar uma cooperação na redução da emissão de gases do efeito estufa e promover ações entre a sociedade, as administrações públicas e a iniciativa privada para combater as mudanças climáticas.
Na reunião foi anunciada a intenção de cortar 45% das emissões de gases de efeito estufa previstas para o ano de 2030. Segundo comunicado emitido ainda na terça-feira, 32 cidades da rede já têm metas próprias definidas para redução da emissão de gases poluentes. Hoje, existe na cidade de São Paulo uma lei que, tendo como base o ano de 2005, prevê redução de 30% nas emissões até o fim de 2012.
Único parlamentar oficialmente presente no encontro, o vereador Gilberto Natalini vê o acordo entre as cidades como exemplo para que o debate seja mais diversificado. “Temos que ter em mente que as decisões tomadas aqui vão afetar todo o mundo nos próximos anos”, diz Natalini. “Quanto mais pessoas participarem, mais poderemos fazer ouvir nossa voz, inclusive pressionando governos de todas as nações por medidas mais justas”.