Ao comemorar 90 anos da chegada dos primeiros camilianos no Brasil, as instituições São Camilo apresentaram a nova logomarca de identificação da rede, durante evento realizado no Centro Universitário São Camilo do Campus Ipiranga I, na terça-feira, 17.
Segundo o provincial presidente das Entidades Camilianas Brasileiras, Padre Léo Pessini, cada organização (seja na área hospitalar, educacional, social ou de pastoral/espiritual) continua com sua identidade jurídica própria. “O que muda é a apresentação frente a sociedade. Todos que olharem esse novo símbolo (uma cruz vermelha estilizada) vão reconhecer que é da São Camilo”, disse o provincial presidente. “Para nós camilianos, 2012 é um ano muito especial pois marca os 90 anos da chegada dos primeiros camilianos no Brasil, padre Inocente Radrizzani e Eugênio Della Giacoma. Esse evento de hoje foi direcionado para todas as entidades São Camilo no Brasil. É uma rede de 52 hospitais e mais a área educacionais, universitária, com 20 mil estudantes, sendo que no global temos mais de 20 mil colaboradores em todas essas organizações. Por isso, era mais que necessário, a unificação da nossa imagem frente a sociedade, de como traduzir de forma estética e bonita o nosso carisma camiliano que é a humanização, o cuidado da vida fragilizada pela doença, por uma motivação profunda de fé cristã”, disse o religioso.
Significado
A logomarca da Rede é uma cruz vermelha que une as quatro dimensões de atuação da São Camilo na sociedade: da saúde que é hospitalar, educação para a saúde, a assistência social e a dimensão espiritual.
Para o diretor cormercial corporativo da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Ivonei Galvan, com a unificação da identidade visual será possível mostrar o tamanho real da Rede São Camilo. “É uma instituição de abrangência nacional que por utilizar marcas diferente a gente não conseguia passar o tamanho real da nossa instituição”, frisa Galvan.