Prefeitura apóia fim das sacolas descartáveis

0
846

Foto:

Prefeitura apóia fim das sacolas descartáveis

A assinatura do Protocolo de Intenções entre o presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), João Galassi, e o prefeito, Gilberto Kassab, quinta-feira, 15, na sede da Prefeitura, marcou o lançamento oficial da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, na Cidade de São Paulo. A iniciativa do setor supermercadista paulista prevê o fim do uso das sacolas (pásticas) descartáveis nas lojas de supermercados a partir do dia 25 de janeiro.
O apoio da maior cidade do país, com mais de 11 milhões de habitantes, é considerado por Galassi fundamental para a campanha de sustentabilidade da Apas, por consumir mensalmente 664 milhões de sacolas descartáveis. O evento que foi transferido de última hora da Praça Victor Civita para a sede da Prefeitura, marca um momento importante para a entidade. “A partir de 25 janeiro, data do aniversário da Cidade, os consumidores não encontrarão mais as sacolas descartáveis nos supermercados”, disse Galassi.
A data foi firmada por meio de um Termo de Cooperação assinado com o governador Geraldo Alckmin, em maio. Mais de 100 municípios já aderiram à campanha. O presidente da Apas destacou que somente as três maiores redes de supermercados (Carrefour, Wal Mart e Pão de Açucar), que adriram a campanha, deixarão de distribuir 1,7 bilhão de sacolas descartáveis em suas 600 lojas.
Segundo Kassab, tudo será feito para o sucesso da campanha de sustentabilidade do meio ambiente. “Se nós acreditarmos e dermos nosso exemplo, a própria população passa a fiscalizar e cobrar o crescimento da campanha e de uma legislação. Tudo que estiver ao nosso alcance faremos, para que esse projeto seja bem sucedido”, afirmou o prefeito.
O movimento é de conscientização, não existe Lei. “As pessoas vão aderir por entender que isso é importante para preservar a qualidade do meio ambiente e de vida no planeta”, explicou Galassi. “Esse momento de formalização do apoio da Cidade de São Paulo e mais três grandes redes encorpando essa campanha (Wal Mart, Carrefour e Pão de Açucar) é importantíssimo para nós”, afirmou ele.
O presidente da Apas destacou ainda que a mudança comportamental de troca das sacolas descartáveis pelas reutilizáveis é a ponta do iceberg. “O que nós queremos é muito maior. Queremos uma mudança de consciência no todo, nas próximas construções e reformas das lojas. Nós queremos que o setor adote movimentos sustentáveis. Queremos preservar o meio ambiente para as gerações futuras”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA