Motoristas e usuários do
sistema de transporte urbano estão desorientados com a mudança de
pontos e itinerários das 22 linhas de ônibus que passavam pela Ponte da
Atílio Fontana (Anhanguera), antes da entrega de duas alças do Complexo
Anhanguera, uma sentido Lapa-Anhanguera e a outra sentido Marginal
Tietê-Anhanguera, pelo governador José Serra, na última quarta-feira,
6.
Os primeiros dias de funcionamento das duas pontes foram marcados por
congestionamentos. Trabalhadores reivindicam uma passarela para
atravessar as pistas e chegarem com segurança na nova parada de ônibus
após a ponte no acesso a Anhanguera.
Segundo a AutoBan, responsável pela construção do Complexo, como as
duas alças acabaram de ser liberadas, o trecho passa por acomodação e
os motoristas estão se acostumando com a novidade. A concessionária
informa ainda que alguns ajustes de sinalização estão sendo
identificados.
Questionada sobre a construção da passarela no acesso à Anhanguera, a
AutoBan informa que uma reunião foi convocada para o final da tarde de
sexta-feira (8) para discutir a questão. Até o fechamento desta edição,
a assessoria ainda não havia informado qual a conclusão da reunião.
Durante a entrega das pontes, Serra afirmou que os problemas de
congestionamentos serão solucionados. “Quando completar a obra no ano
que vem, esse vai ser um pedaço sem engarrafamento. Isso vai trazer
para o futuro uma economia de tempo, conforto e de ganho ambiental”,
disse ele.
Outras duas obras estão em fase de conclusão. “A ponte que sai da
Anhanguera em direção a Marginal Tietê sentido Ayrton Senna, e o
viaduto que sai da Via Anhanguera em direção a Marginal Tietê sentido
Castelo Branco, uma vai ser entregue em junho outra em outubro. No ano
que vem, três viadutos serão inaugurados (em março), um no quilometro
12 da Via Anhanguera, um junto a rede da CPTM e um da Lapa para
Marginal Tietê sentido Dutra”, informou Serra.
O prolongamento e recuperação da ponte Atílio Fontana e melhorias no
viário do bairro Anastácio fazem parte do projeto. Em cerca de dez
dias, a antiga Ponte da Anhanguera será transformada em mão única de
direção sentido Anhanguera-Lapa. Em julho começam as obras de ampliação
da Marginal Tietê que ganhará mais uma faixa.
O investimento total do complexo é de R$ 410 milhões, cerca de R$ 135
milhões só mo trecho de entrada da Lapa. A expectativa é que a
remodelação na entrada do bairro passe a acomodar o tráfego de 100 mil
veículos/dia. A conclusão total da obra do Complexo, iniciada em abril
de 2007, está prevista para o primeiro semestre de 2010.