Campanha de Vacinação

0
973

Até o dia 28 de novembro, o Estado de São Paulo participa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo.

No Estado de São Paulo não há registro de transmissão direta de sarampo desde 2000. Desde então, há apenas alguns casos importados.

Entretanto, em 2014, no Brasil já foram notificados 514 casos confirmados de sarampo, sendo 486 no Ceará. Observa-se também a ocorrência de surtos em várias partes do mundo, com o registro de 125.978 casos da doença.

No cenário global da poliomielite, dados da Organização Mundial de Saúde demonstram que, entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos da doença, na sua maioria decorrente de importações do poliovírus selvagem de países endêmicos (Afeganistão, Nigéria e Paquistão) ou de países não endêmicos (Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Siria, Etiópia, Kenia).

Somente nesse ano já foram registrados 149 casos de paralisia infantil, sendo 131 nos países endêmicos (117 no Paquistão, 06 na Nigéria e 08 no Afeganistão) e 18 nos países não-endêmicos.

Diante disso, a vacinação é muito importante para mantermos o país livre da poliomielite e do sarampo. Durante a Campanha serão vacinadas as crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade contra poliomielite e as crianças entre um e menores de 5 anos contra o sarampo. Leve o seu filho ao posto de vacinação mais próximo da sua residência.

Helena Sato é diretora técnica da divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA