O feriado do dia 12 teve vários eventos e bênçãos em comemoração ao aniversário do bairro e ao dia de Nossa Senhora Aparecida. A reportagem do JG estava lá.
1. Nem mesmo o fim de semana prolongado de sol impediu os fiéis de comparecerem, logo pela manhã, ao 16º Passeio de Nossa Senhora Aparecida realizado pela Paróquia Santo Estevão Rei da Vila Anastácio, onde um carro de Bombeiros levou a imagem pelas ruas do bairro, seguido por carreata, depois teve procissão e missa.
2. A alça de acesso à Ponte do Piqueri, na Lapa de Baixo, foi transformada em palco de mais um ato de fé: a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelo rio Tietê seguida de missa campal O evento “Tietê: Esperança Aparecida” organizado pela paróquia São Luiz Gonzaga é realizado há quatro anos para chamar atenção sobre a poluição do rio.
3. No CDM Mauro Bezerra, na Lapa de Baixo, famílias inteiras, esportistas, empresários e políticos como o vereador Netinho participaram de um ato cívico em homenagem ao aniversário da Lapa.
4. A Lapa também recebeu as bênçãos do padre Adauto da Paróquia Nossa Senhora da Lapa em uma missa, com participação da OAB-Lapa e Jornal da Gente.
Sessão solene será dia 23
Está tudo pronto para a sessão solene que a Câmara Municipal de São Paulo vai realizar em comemoração aos 417 anos da Lapa, no próximo dia 23, às 19h30, no auditório do prédio da Polícia Federal, na Lapa de Baixo.
O evento organizado pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal com o apoio da Subprefeitura da Lapa, Conselho das Associações de Amigos de Bairro da Região da Lapa (Consab’s) e Jornal da Gente, é uma iniciativa do vereador Claudinho que apresentou à mesa da Câmara o pedido para realização da solenidade.
Na ocasião serão homenageadas famílias tradicionais de pessoas falecidas que deram nome a alguma rua e que ainda morem no bairro, que receberão Voto de Júbilo e condecorações da Câmara Municipal. Os homenageados serão os Marchetti, Rivetti, Zanfelice, Lodetti, Dell’Erba, Murari, Muccio, Damasceno, Festa, Gatti, Sbrighi, Barros Lima, Milani, Marques, Isola e Corazza além de quatro entidades Camp-Oeste, 21º Depósito de Suprimentos do Exército, Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal e Consab’s. O prédio da Polícia Federal onde será a solenidade fica na Rua Hugo D’Antola, 95, (essa rua fica próxima da alça de acesso da Ponte do Piqueri, que dá acesso à Marginal do Tietê), na Lapa de Baixo. O evento é aberto à comunidade.