No dia 25, milhões de paulistanos irão diminuir o frenético ritmo da vida cotidiana e, cada um à sua moda, curtirá o aniversário da cidade. Não faltarão homenagens: missa, shows, crônicas, poesias e reportagens por todos os bairros da Paulicéia.
O Jornal da Gente, ao invés de sugerir roteiros para que o leitor desfrute deste feriado, propõe uma ação pró-ativa. Que na semana dos 453 anos de São Paulo você procure se engajar na Associação Amigos de Bairro existente na sua região.
Nossa proposta não é sem motivo. Acreditamos que o associativismo comunitário é a forma mais segura e eficiente para a conquista da cidadania nos bairros onde vivemos ou trabalhamos. Vale lembrar que importantes conquistas locais (obras viárias, clubes esportivos, creches, escolas, entre outras) só foram possíveis graças à mobilização dessas entidades, que atuam voluntariamente, mas com um numero reduzido de colaboradores.
Lapa, Vila Romana, Vila Leopoldina e Jaguaré são bairros em permanente transformação. Essa intensa dinâmica aumenta a importância do associativismo enquanto instância capaz de representar os interesses de uma comunidade junto aos poderes públicos.
Se você, de fato, ama São Paulo, demonstre esse sentimento zelando pelo seu bairro.
E você pode fazer isso de forma concreta, participando ativamente do trabalho das Associações Amigos de Bairro (AAB).
Confira, a seguir, a relação das entidades que atuam na região e entre em contato com seus dirigentes. Troque idéias, exponha suas preocupações, apresente sugestões, e, se julgar oportuno, filie-se a uma delas.
No bairro da gente, somente um associativismo forte e representativo, com a efetiva colaboração de cada um, será capaz de assegurar a todos a tão almejada qualidade de vida.