Inconformadas com a condução do processo de revisão do Plano Regional Estratégico da Subprefeitura da Lapa (PRE-Lapa), as comunidades locais conseguiram audiência com o secretário do Planejamento, Francisco Luna. O encontro, viabiliza-do a partir da mediação do vereador Aurélio Nomura (PV), ocorreu na quinta-feira, 31, no gabinete do secretário, no edifício sede da Prefeitura Municipal (Viaduto do Chá, no centro).
Cerca de 20 representantes de Associações Amigos de Bairro e de entidades de classe se reuniram, primeiramente, com assessores de Luna e, posteriormente (grupo de três pessoas), com o próprio secretário. Os dois momentos foram marcados pelo grande descontentamento expresso pelos lapeanos, acompanhados de colegas de bairros vizinhos como o Sumaré, não só em relação aos debates em torno PRE, mas também quanto à forma de relacionamento da Subprefeitura com as entidades de representação (ver box). “Queremos ter uma nova oportunidade de discutir com calma e precisão o Plano Regional Estratégico da nossa região”, argumentou o superintendente da Distrital Lapa da Associação Comercial de São Paulo, dirigindo-se a Luna. “Queremos ser ouvidos pela Subprefeitura nessas e em outras questões, o que não têm ocorrido”, disse a diretora do Conselho das Associações Amigos de Bairro da Lapa e Adjacências (Consab´s), Maria Antonietta Lima e Silva.
O secretário explicou que, provavelmente, a revisão do Plano Diretor será adiada para 2007, o que garantiria aos distritos da Lapa um tempo maior de discussão em torno do PRE. “Para que a revisão seja adiada, a prefeitura vai propor um Projeto de Lei a ser apreciado pelos vereadores”, confirmou Luna, que se comprometeu a dialogar com todas as entidades da Lapa e de outros bairros num novo encontro, ainda no mês de setembro.