Salesianos desmentem venda de terreno

0
993

Foto:

Área onde fica o Instituto foi doada aos salesianos em 1937

O amplo terreno onde está localizado o Instituto Teológico Pio XI (Ordem Salesiana), na Rua Pio XI, é alvo da indústria imobiliária, que demonstra interesse na compra dessa área para a construção de edifícios.
A informação vem do inspetor da Ordem, padre Marco Biaggi, que em entrevista ao Jornal da Gente desmente a notícia que circula no mercado dando conta da venda do espaço. “Garanto que isso não é verdade”, afirma o religioso. “O que de fato aconteceu foi o seguinte: represen-tantes do setor imobiliário conversa-ram conosco a esse respeito, mas decidimos manter esse terreno e o imóvel como patrimônios da Ordem, pelo menos nos próximos três anos”, acrescentou.
O terreno em questão, ainda hoje com significativa área verde ao redor, foi adquirido pelos Salesianos em 1937, como parte de uma bela chácara na então Rua Cole Latino.
Era um período onde as ruas da cidade levavam nomes que as identificavam com uma característica específica, como, por exemplo localiza-ção geográfica. O termo cole (latim) significa colina. O que quer dizer que a grande casa do Instituto Pio XI se destacava no alto da Lapa.
Nos arquivos da instituição está registrado o que era o espaço na década de 30. Naquela época, o Instituto de Teologia era a última construção da rua. “A casa está pronta. É de belo aspecto tanto no exterior como no interior. Está construída na parte mais alta da cole da Lapa à altura de 800 metros. Domina majestosa os arredores e está sobremaneira, uma paisagem magnífica a toda a cidade de São Paulo, no Vale do Tietê”, mostra um dos livros, fazendo menção à vista que se tinha da casa erguida para abrigar a instituição religiosa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA