A Unidade Básica de Saúde do bairro do Jaguaré receberá no primeiro trimestre uma ampla reforma em seu prédio. O objetivo é preparar o local para abrigar novos atendimentos, como a Assistência Médica Ambulatorial (AMA), projeto em parceria coma Fundação Faculdade Medicina da USP. Esta é a previsão da Secretaria Municipal de Saúde que pretende seguir com estas reformas em todas as UBS da cidade.
A meta é redistribuir os atendimentos, conforme necessidades específicas. “Muitas vezes o paciente que não precisaria estar no pronto-socorro, porque tem um problema que não é tão grave, acaba ocupando a vaga de quem realmente necessitaria estar lá, por apresentar uma enfermidade mais complexa”, afirmou a coordenadora de Práticas Assistenciais da Secretaria Municipal da Saúde, Aparecida Yamada. “Se o paciente souber e tiver para onde ir, ele será atendido com mais qualidade”, acrescenta a coordenadora.
Dessa forma, a SMS acredita que os casos simples (dor de cabeça, febre e problemas respiratórios em geral) deixarão de ocupar as vagas de atendimentos de prontos-socorros, que na realidade seriam disponibilizadas para os usuários de casos mais graves. Se uma pessoa estiver com dor de barriga, por exemplo, não precisará ir ao Pronto- Socorro para ter um atendimento rápido. Ela será atendida, sem marcação prévia, receberá medicação e, se necessário, será encaminhada a um hospital.
Hoje, são 12 unidades de AMAs já instaladas. A Secretaria Municipal de Saúde pretende implantar 40 unidades na cidade até maio de 2006. As AMAs auxiliam no atendimento de média complexidade, pois retiram dos Prontos Socorros os atendimentos que são de Urgência e Emergência e garantem o encaminhamento dos casos de Atenção Básica para as UBS. Os atendimentos não precisam ser agendados, portanto, atendem à livre demanda. Nos casos mais graves existe a garantia para o encaminhamento e atendimento nos Hospitais de referência. As AMAs funcionam como reguladores no processo de reorganização do atendimento no Sistema de Saúde.
A UBS do Jaguaré fica na Rua Salatiel de Campos, 222. Informações pelo telefone 3768-1527.