RENATA DE GRANDE REPÓRTER
Se depender da vontade dos comerciantes da primeira quadra da rua Guaicurus, o projeto para revitalização da área sairá do papel. Este foi o desejo manifestado pelos comerciantes que fazem parte do Projeto Empreender da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Lapa (ACSP-Lapa), durante o encontro realizado na terça-feira passada, dia 2 de agosto, na Subprefeitura da Lapa.
De acordo com Douglas Formáglio, diretor-superintendente da ACSP-Lapa, a idéia é realizar um projeto global que inclua desde iluminação, calçadas padronizadas e fachadas para atrair os novos consumidores que estão chegando na região. “Assim como aconteceu na Rua João Cachoeira, no bairro do Itaim, podemos fazer algo parecido na Guaicurus. Mas é preciso que haja um começo, para que outros comerciantes vejam o resultado e acreditem na transformação de toda a extensão da rua”, declarou Formáglio.
Para Roberto Nappo, chefe de gabinete da Subprefeitura da Lapa, que também participou da reunião, o projeto de revitalização da Guaicurus é essencial para todo o bairro. “A Guaicurus é o portão de entrada para a Lapa. Atualmente ela está deplorável e precisa urgente de um projeto que seja objetivo, para melhorar as suas condições. A subprefeitura irá disponibilizar veículos e pessoal para viabilizar esse projeto”, afirmou Nappo.
O projeto de restauração das fachadas foi apresentado pelo Rui Amaral, artista plástico e professor de Artes no Senac. De acordo com Amaral, a proposta é fazer um trabalho social para resgatar os pichadores desta atividade marginal. “O projeto que conta com a parceria da Suvinil e Pinceis Tigres é de arte e educação. Precisamos dar oportunidade de trabalho para esses jovens e principalmente conscientiza-los sobre a importância da cidadania”, afirmou Amaral.
Nesta segunda, dia 8 de agosto, os comerciantes receberão o artista Rui Amaral para esclarecimentos sobre o projeto das fachadas, em nova reunião a ser realizada em uma tradicional loja da rua Guaicurus.