Na terça-feira (25) foi realizada a reunião do Fórum Social da Vila Leopoldina na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Rua Brentano, 437). O objetivo do encontro, que contou com cerca de 250 pessoas, foi auxiliar e estimular à população a participar da Audiência Pública que será realizada no dia 1ª de novembro, sobre a reurbanização da Vila Leopoldina.
O PIU Leopoldina – Projeto de Intervenção Urbana, diz respeito a uma área de 290 mil m² que foi citada em uma Manifestação de Interesse Público anunciada pelo Grupo Votorantim, BVEP – empresa de empreendimentos e participações do Banco Votorantim, a SDI – empresa de gestão e desenvolvimento imobiliário e o URBEM – Instituto de Urbanismo e de Estudos da Prefeitura de São Paulo. A ideia é criar um bairro moderno com empreendimentos comerciais e residenciais, contemplando as ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social).
A conselheira participativa, Alexandra Swerts, e o chefe de gabinete da Subprefeitura Lapa, Adaucto Durrigan, explicaram quais os procedimentos realizados dentro de uma audiência pública e orientaram como a população poderá manifestar seus interesses e dúvidas durante o encontro. Entre as demandas que os moradores do entorno da Ceagesp manifestaram em outras reuniões do Fórum Social está o aumento de oferta de escolas e centros educacionais, áreas de lazer e a regularização das moradias nas comunidades da Linha, do Nove e do Cingapura Madeirit.
A Audiência Pública do dia 1º de novembro será realizada na Igreja Palavra Viva, na Avenida Imperatriz Leopoldina, 1514 . Já a próxima reunião do Fórum Social será no dia 29 de novembro na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. A consulta pública do Programa Projeto de Intervenção Urbana – PIU Leopoldina está disponível no site da prefeitura.