Na região das Subprefeitura Lapa e Pinheiros é tempo de organização das etapas preparatórias da 21ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo, marcada para o período de 28 a 30 de abril.
Na segunda-feira, 30/1, conselheiros gestores, eleitos pela sociedade civil, dos equipamentos de saúde existentes na área da Sub Lapa estarão reunidos para organizar as linhas gerais da pré-conferência regional, que acontecerá no dia 11 de março.
“Foram fixadas diretrizes temáticas. As demandas das pré-conferências terão de ser formatadas dentro desse sistema de diretrizes”, explica Rubens Alves Pinheiro Filho, representante da Zona Oeste no Conselho Municipal de Saúde.
As quatro diretrizes definidas são: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, sugerindo uma reflexão sobre o que sociedade e governo precisam fazer para alcançar a qualidade de vida da população; “Participação Social: Cidadania, Ética e Responsabilidades”, que propõe uma análise da participação social no fortalecimento da cidadania; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, promovendo um debate sobre a defesa de um SUS 100% público; e “Amanhã será outro dia para todos e todes”, diretriz para debater a gestão do trabalho como eixo no processo de modernização do SUS.