O processo participativo na elaboração do orçamento da Prefeitura para o próximo ano já está em andamento. Na terça-feira,3, a Secretária Municipal de Finanças realizou audiência pública para ouvir e recolher, na sede da Subprefeitura Lapa, demandas de moradores da região.
Ao final das etapas participativas, em junho, cinco propostas regionais serão selecionadas e, posteriormente, encaminhadas para análise final dos técnicos da secretaria, que se encarregarão de colocá-las ou não no Projeto de Lei do Orçamento a ser encaminhado para debate e votação na Câmara Municipal.
Com público reduzido, cerca de 20 pessoas, a audiência fez surgir antigas e novas demandas. O ex-subptefeito da Lapa, Adaucto Durigan, por exemplo, defendeu investimentos na construção de UBS na Rua Sepetiba e na reabertura do Hospital Sorocabana, fechado em 2010. “Sabemos que reabrir o hospital depende da doação do imóvel da Rua Faustolo, na Vila Romana, do Estado para o Município, algo inexplicavelmente parado no gabinete da Procuradora Geral Estadual. Por isso é importante aproveitar o debate do orçamento e colocar em pauta essa bandeira histórica do povo da Lapa e região”, explicou.
Outra proposta bem antiga que foi levantada no debate é a concretização do Parque Orlando Villas Boas no terreno da ex-Usina de Compostagem da Vila Leopoldina, criado por lei em 2008 e jamais implantado.
Assunto mais atual e que cada vez mais ganha espaço nos debates participativos, a mobilidade, também gerou demanda, com a apresentação de proposta para investimento num projeto que já conta com sinalização positiva da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET): o Caminho Seguro das Crianças, centrado no programa Rota Escolar Segura da Prefeitura, que vida reduzir acidentes de trânsito envolvendo crianças e adolescentes.