Secretaria esclarece sobre serviços de tapa-buraco e recapeamento na região

0
549

Foto: Divulgação

Divulgação
Mais de 700 buracos foram tapados desde janeiro na região

A má conservação do asfalto nas ruas da Lapa, Leopoldina, Perdizes e Pompeia é um dos principais alvos de reclamações encaminhadas ao JG pelos moradores dessas regiões. Tendo em vista os transtornos causados pela falha nesse tipo de serviço, a redação procurou a Secretaria das Subprefeituras, responsável pela execução dessas obras, para pedir esclarecimentos e um balanço do que foi executado até agora.

De acordo com a secretaria, “o serviço de tapa-buraco é ininterrupto na cidade e a prioridade é dada seguindo a ordem das solicitações feitas pelos munícipes no Canal SP156”. Por meio da assessoria de imprensa, a SMSUB informou que os trabalhos nos bairros sob administração da Subprefeitura Lapa constam no cronograma de zeladoria e que, neste ano, de janeiro a junho, foram tapados 749 buracos na região. Este número chegou a 2070 em 2022.
A secretaria também ressalta que todos os reparos feitos na cidade são regidos pelo Manual de Especificação Técnica para a Operação Tapa-Buraco. O documento traz especificações técnicas, como o “requadramento”, ação na qual se recorta um quadrado maior do que o buraco, corrigindo não apenas a erosão, mas toda a parte comprometida em volta do perímetro, garantindo a maior durabilidade do serviço – nunca antes realizado na cidade.
“A execução dos serviços conta com equipamentos mais modernos, como o caminhão térmico capaz de manter a temperatura adequada da massa asfáltica, a adoção de nova logística de operação que torna os procedimentos mais eficientes e o treinamento das equipes que realizam os serviços”, informa a SMSUB.
Já em relação ao Programa de Recapeamento, a secretaria esclarece que o serviço também ocorre diariamente na capital. Desde o início do ano, de acordo com a assessoria de imprensa, foram finalizadas a requalificação de 10 trechos na região da Lapa e mais cinco estão em execução. Para conferir as vias contempladas no recape, basta acessar: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/noticias/?p=343936
A SMSUB conta, hoje, com um Sistema de Gerenciamento da Zeladoria (SGZ), uma plataforma integrada que monitora diversos serviços de zeladoria, dentre eles o tapa-buraco. “Anteriormente, a identificação desses processos era realizada de forma manual e burocrática. No entanto, com o uso da plataforma, as solicitações feitas pelos munícipes por meio do SP156 são analisadas e determinadas as equipes para executar o trabalho”, informa a secretaria.
A plataforma permite a integração com sistemas já desenvolvidos por órgãos públicos, como o GeoSampa, GAIA e o Geoinfra, proporcionando informações rápidas e precisas para que as subprefeituras possam tomar decisões. Isso inclui a disponibilidade de mapas de calor de cada distrito, que identificam os problemas mais comuns e determinam a ordem de execução das solicitações. Além disso, o SGZ possibilita a análise dos contratos de empresas terceirizadas, verificação do empenho necessário e do orçamento disponível para a realização do serviço.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA