Com o apoio da família

0
481

Gilberto Nascimento, secretário estadual de Desenvolvimento Social

 

Segundo o Ministério da Saúde, somente em 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 400,3 mil atendimentos a indivíduos com transtornos mentais e comportamentais decorrentes do uso de drogas e álcool. Diante desse cenário alarmante, a política de enfrentamento às drogas do Estado de São Paulo, através do Desenvolvimento Social, adotou uma abordagem que engloba tanto medidas preventivas como tratamento terapêutico.

Um dos pontos cruciais dessa luta é o fortalecimento dos vínculos familiares. A família é um pilar de apoio emocional e social, pois ajuda a estabelecer um ambiente de suporte e compreensão, promovendo a motivação e o engajamento do dependente na busca da sobriedade.

Ciente dessa importância, o governo de São Paulo decidiu completar o ciclo de recuperação do dependente químico lançando um serviço inédito: o Espaço Prevenir, que prioriza o apoio da família. Com investimento anual de R$ 600 mil, a primeira unidade foi inaugurada em São José dos Campos. Em breve, a capital também contará com o serviço.

Só assim vamos poder dar um basta nessa catástrofe que destrói famílias, provoca incontáveis prejuízos à economia das cidades e põe em risco a segurança dos cidadãos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA