Marco da Lapa de Baixo espera por restauro

0
570

Foto: Divulgação

Divulgação
Marco da Lapa: esperança de restauro

Inaugurado em 12 de outubro de 2013, como parte das comemorações dos 423 anos da Lapa, o Marco da Lapa, localizado na Praça Sebastião Jaime Pinto (Lapa de Baixo) é um monumento esquecido e em deterioração, mas que graças ao interesse de um munícipe, Marco Aurélio Marques Ribeiro, pode vir a ser restaurado.

Ribeiro levou o caso do abandono da obra, construída a partir de mobilização da Associação Amigos da Lapa de Baixo, ao conhecimento da Comissão de Gestão de Obras e Monumentos Artísticos em Espaços Públicos, vinculada ao do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), órgão da Prefeitura de São Paulo, de modo a verificar a possibilidade de restaurar a obra contando com verbas públicas.

Após uma análise detalhada da documentação apresentada e discussões aprofundadas sobre o caso, a Comissão tomou a decisão de regularizar e incluir o Marco da Lapa no acervo da municipalidade. Na reunião do órgão, no início de agosto, foi comunicado que essa decisão “levou em consideração o forte valor afetivo que a obra possui para a população local, uma vez que foi construída com recursos da própria associação e está presente na praça há 10 anos”. No entanto, foi ressaltado que, embora exista de fato a necessidade de restauração do marco, o DPH possui uma lista de prioridades para intervenções de restauro, a qual inclui 390 obras inventariadas e, “devido à falta de recursos específicos para essa finalidade, a Comissão sugere a possibilidade de a obra ‘ser adotada’ por meio do Programa ‘Adote uma Obra Artística’ pela própria Associação idealizadora do Marco ou pela empresa privada “. Essa iniciativa possibilitaria a captação de recursos para o devido restauro e conservação da obra.

Liderança comunitária da velha-guarda lapeana, Zenon Alves apoia a proposta encaminhada pelo DHP.  “As associações de bairro sobrevivem, hoje, com poucos recursos financeiros. Portanto, não conseguem mais patrocinar o restauro ou construção de monumentos como esse. Por isso é importante o patrocínio. Principalmente desse marco tão bonito localizado aqui na Lapa de Baixo, sob a tutela da Associação Amigos do bairro.

Zenon lembra, também, a importância de restauro de outro símbolo do associativismo lapeano instalado na Praça Professor José Azevedo Antunes (região da Doze de Outubro), que guarda o marco em homenagem ao histórico Conselho das Associações Amigos de Bairro da Lapa e Região (Consabs), inaugurado em 1993.” A obra também está totalmente deteriorada, sem a placa original, e precisa de cuidados”, lembra.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA