Avenidas Pompeia e Dr. Arnaldo já têm semáforos ‘inteligentes’

0
947

Foto: Divulgação

Divulgação
Novos semáforos regulam melhor o fluxo do trânsito

As avenidas Pompeia e Doutor Arnaldo estão incluídas entre as primeiras vias da cidade a contar com os novos semáforos instalados, via Parceria Público Privada (PPP), pela concessionária Ilumina SP, com gerenciamento da agência regulatória SP Regula e participação da CET.

A modernização dos equipamentos, de acordo com o gerente de Iluminação Pública da SP Regula, Maurício Nastari, tem como foco a redução dos congestionamentos e agilização dos reparos em caso de panes.

Os novos semáforos são considerados ‘inteligentes’. Têm capacidade de ajustar automaticamente o tempo de acionamento das luzes verde e vermelha conforme o trânsito, melhorando o fluxo de veículos. As câmeras que os novos semáforos trazem permitem medir o acúmulo de carros em frente a eles, substituindo os chamados “laços”, que são os sensores instalados no asfalto utilizados pelos semáforos convencionais. Outra vantagem é de que os novos semáforos “conversam” entre si e são sincronizados de acordo com as chamadas sub-áreas, que são as grandes avenidas e suas adjacências.

Mauricio Nastari explica que todos os “semáforos inteligentes” são conectados entre si e com uma central de controle por meio de fibra ótica e chip de telefonia. Com essa redundância, é possível realizar de forma mais eficiente o monitoramento em tempo real do respectivo funcionamento. “É possível identificar imediatamente os aparelhos com mau funcionamento. Como são semáforos novos, também são menos propensos a panes. Antes da modernização, o percentual diário de semáforos com falhas era de aproximadamente 2% e hoje está em torno de 0,3%”, ressalta ele.

Segundo a SP Regula, os semáforos de todos 2.586 cruzamentos do Minianel Viário, que é a zona do rodízio municipal de veículos, serão trocados por novos nos próximos três anos. Hoje, já existem 16 semáforos modernizados em operação, 111 em execução e 113 em fase final de projeto. A expectativa é de que pelo menos 270 cruzamentos estejam modernizados até o fim de 2023.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA