Associações debatem problemas dos bairros com novo subprefeito

0
589

Foto: Lúcia Helena Oliveira

Lúcia Helena Oliveira
Reunião enfatiza temas como zeladoria e tapa-buraco

Zeladoria verde, tapa-buraco e perturbação de sossego estiveram entre os assuntos que representantes das associações de bairro da região – Amocity (Alto da Lapa), AVL (Vila Leopoldina) e Associação Amigos da Vila Anastácio – e moradores discutiram com o novo subprefeito da Lapa, Luiz Carlos Smith Pepe, em um encontro realizado na quinta-feira, 30, no ateliê da Tia Ângela.

Já conhecido da maioria dos presentes pelo trabalho que vinha realizando há sete meses como coordenador de Governo Local da Sub Lapa, Pepe fez questão de ressaltar que, agora atuando à frente da subprefeitura, continuará a manter as portas abertas para receber a população. “O objetivo é fazer um trabalho conjunto, para que, assim, possamos de fato contribuir para a melhoria dos bairros”, afirmou.

Representando os moradores do Alto da Lapa, o presidente da Amocity, Sérgio Saragiotto, chamou a atenção para a questão da limpeza de calçadas e praças, corte de grama e poda de árvores, que, segundo ele, deixam a desejar na região. “A questão da sujeira, principalmente, é agravada por pessoas que fazem trabalhos religiosos sacrificando animais e oferecendo comida, colocando esse lixo nas praças e esquinas”, descreveu. De acordo com o subprefeito, essa é uma questão delicada. “Podemos retirar o lixo e limpar os pontos viciados, mas mesmo que haja o flagrante, não podemos autuar as pessoas por suas crenças religiosas”, explicou Pepe.

Na Vila Anastácio, de acordo com o presidente da associação dos moradores, Joaquim Baldoino da Silva, o problema dos buracos no asfalto melhorou muito após o mutirão realizado recentemente pela Sub Lapa no bairro. “O maior problema, agora, é a varrição, que precisa ser intensificada para que o lixo não se acumule nos bueiros, e as calçadas arrebentadas por conta das raízes das árvores”. Nesse sentido, o novo subprefeito explicou que a Sub Lapa está testando um novo esquema para evitar que as raízes das árvores plantadas nas calçadas cresçam para dentro das casas. “A ideia é desviar curso delas para as praças, evitando que elas prejudiquem o passeio público”, disse.

Falando pela Associação Viva Leopoldina (AVL), Carlos Alexandre de Oliveira pediu uma ação coordenada da subprefeitura com a Enel na questão da poda e remoção de árvores, para evitar o apagão que aconteceu no bairro recentemente com as fortes chuvas. “A AVL, inclusive, disponibilizou nas redes sociais um abaixo assinado cobrando a melhoria dos serviços da Enel”, enfatizou. Para o subprefeito, essa ação coordenada é muito importante e já vem sido trabalhada pela subprefeitura, na medida do possível. “As demandas chegam a nós, mas, infelizmente, dependemos da Enel em muitos casos. A ideia é trabalhar para que essa parceria se estreite cada vez mais”, ressaltou Pepe.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA