Gestão do CADES encerra biênio e destaca ativismo verde

0
415

Foto: Lucia Helena Oliveira

Lucia Helena Oliveira
Piscinão na Praça São Crispim foi um dos assuntos trabalhados na gestão 22/24

O Conselho do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz da Subprefeitura da Lapa (CADES) apresentou, em sua última reunião mensal realizada na semana passada, um balanço dos trabalhos ao longo do biênio 2022/2024, dando passagem para a nova gestão que começará a atuar a partir de maio.

Na reunião, algumas ações foram destacadas, como o acompanhamento dos projetos da prefeitura na Bacia do Córrego Tiburtino, que apontavam, já em 2019, para a construção de um piscinão na Praça São Crispim, algo que mobilizou o CADES Lapa em defesa da área verde da Vila Ipojuca. “Em 2020 esse projeto foi retirado pela gestão Bruno Covas. Mas em 2022, numa manhã de domingo, vimos movimentação na praça.  Era alguém fazendo sondagem. Era a retomada da proposta do piscinão”, conta o ex-conselheiro Eduardo Mello.

A partir daquele momento, o CADES criou um grupo de Trabalho (GT) para acompanhar esse projeto, buscando apresentar soluções alternativas, de modo a preservar a São Crispim, que já contava com um movimento popular de defesa da área na Ipojuca. “A sociedade civil debateu esse tema na praça em reuniões semanais, com votação de encaminhamentos.  Estudamos a legislação e pesquisamos métodos de drenagem, apresentando para a prefeitura outros locais para a construção e planos com Soluções Baseadas na Natureza (SbN) para a construção do reservatório “, relembrou Mello.

A mobilização do ativismo verde lapeano foi bem-sucedida, com a preservação da Praça São Crispim e transferência da obra para uma área adequada na região da Rua Tito. “As sugestões SbN que apresentamos foram incorporadas em outros cadernos de drenagem elaborados pela prefeitura, orientando, assim.  obras nas bacias da cidade”, afirma o conselheiro do CADES Lapa.

Os novos conselheiros da regional tomaram posse, de forma virtual, na sexta-feira, 26. Foram eleitos: Jupira Cauhy, Helena Maria Magozo, Alexandra Swerts , Ligia Rocha Rodrigues, Néle de Azevedo, Cáritas Relva Basso, Olívia Teixeira Gurjão  e José Carlos Queiroz.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA