Acervo do MMDC vem para Lapa

0
1032

O rico acervo da Revolução Constitucionalista de 32, Museu Maria Soldado, foi transferido do Mausoléu do Obelisco do Ibirapuera para o prédio anexo ao Colégio Santo Ivo, da Rua Duarte da Costa, no Alto da Lapa, no último dia 24. Segundo o diretor do Colégio, José Carlos de Barros Lima, a transferência aconteceu devido aos problemas de segurança e conservação, uma vez que o mausoléu passa por reforma.
Diante da situação, Barros Lima, que se mostrou preocupado com a preservação do acervo histórico, foi nomeado pelo Movimento Veteranos de 32, como o diretor do Museu da Revolução Constitucionalista de 32, Maria Soldado, no último dia 20 de abril. “Foram transferidas 159 peças. Ainda virão os livros da biblioteca”, explica ele. “Estou sentindo o peso da responsabilidade de resgatar esses valores históricos”, acresecenta.
Agora, além do museu do Núcleo Lapa, que estava à disposição de estudantes e interessados, o público também poderá visitar o acervo geral da Revolução de 32 nas salas especialmente preparadas com circuito de segurança, onde ficam as peças e registros da época. No loca,l é possível encontrar de capacetes até uma carta de Santos Dumont.
No mesmo dia que foi nomeado diretor do Museu, Barros Lima também recebeu outra atribuição, a de presidente da Comissão do Resgate da Memória do Movimento Constitucionalista de 1932, da Sociedade Veteranos de 32 – M.M.D.C.
Com isso, ele também será responsável pelos eventos cívico-militares e religiosos, que tem como objetivo relembrar os fatos e figuras expressivas do Movimento Constitucionalista de 32, em especial as datas de 23 de Maio, que comemora o Dia do Soldado Constitucionalista, 9 de Julho como – data Magna do Estado de São Paulo-, e 2 de Outubro- dia da cessação das hostilidades do Movimento, ou seja, o fim da revolução. Como presidente da Comissão terá entre suas responsabilidades organizar e atualizar um Memorial Constitucionalista – “9 de Julho” -, um Arquivo Histórico do Movimento além de promover cursos, conferências e defender o modo de vida brasileiro e as tradições, ideais e interesses da Pátria.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA