Orientando o trabalhador

0
1299

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Mogi das Cruzes e Região, ligado à Força Sindical, possui uma subsede no bairro para atender o seu associado e também conscientizar qualquer trabalhador dos seus direitos. De acordo com o diretor Ricardo Rodrigues, o Teco, a subsede na Lapa é a Divisão Oeste do sindicato, que conta ainda com mais quatro regionais: Leste, Sul, Norte e Mogi.
Além de Teco, outros três diretores auxiliam os associados da Região Oeste, atendendo metalúrgicos de 2,5 mil empresas de todos os portes. Todos os dirigentes têm mandatos de quatro anos, podendo ser reeleitos. “O trabalhador chega aqui para reclamar do atraso no pagamento, falta do 13º salário, diminuição de itens da cesta básica. Isso acontece na maioria das vezes em empresas com menos de cem funcionários”, explica o dirigente.
Segundo Teco, mesmo que as companhias tenham problemas financeiros, os patrões são obrigados a dialogar com os dirigentes sindicais para resolver o caso. “Como conquistamos acordos coletivos, nossa maior dificuldade é com casos individuais”, afirmou. Para o associado, a subsede oferece tratamento dentário, orientação profissional e legal, posto de atendimento ao seguro-desemprego, núcleo intersindical de conciliação prévia – este serviço, em parceria com o Sindicato das Micro e Pequenas Empresas (Simpe). O sindicato possui colônias de férias em Caraguatatuba e em Praia Grande para os 50 mil associados. “Aproximadamente 80 pessoas procuram a subsede na Lapa diariamente para solicitar o seguro-desemprego. Aproveitamos para aconselhá-lo profissional e psicologicamente”, garante o sindicalista.
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, que existe desde 1932, também conta com o Centro de Solidariedade, uma espécie de banco de dados do trabalhador para recolocação profissional. “Dos quatro mil trabalhadores que procuram o Palácio do Trabalhador por dia, conseguimos colocar 10% no mercado”, disse o dirigente com 10 anos de experiência sindical.
Quem quiser conhecer a subsede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Mogi das Cruzes e Região, basta ligar para os telefones 3862-2426 e 3864-7516, ou visitar a unidade, que fica na Rua Catão, 314.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA