Um belo exemplo

0
981

Foto:

Amélia Haluko Yano: respeito à natureza

RENATA DE GRANDE REPÓRTER

Zelar por espaços públicos como parques, jardins, áreas de convivência, nem sempre é uma tarefa fácil de se cumprir pelos órgãos reponsáveis. Muitas vezes cidadãos cumuns e seus próprios usuários colaboram para a sua manutenção. Um bom exemplo é o que acontece com o Clube da Cidade Pelezão, na City Lapa.
Muitos de seus freqüentadores cuidam do espaço de maneira exemplar. A começar pela própria administração, que há um ano, encontrou uma maneira eficaz de economizar gastos com água. Uma mina de água, até então não utilizada, foi canalizada com a colaboração dos usuários. O diretor do Pelezão, Antonio Donizete Rodrigues Cunha, explica como se deu esta iniciativa. “Havíamos descoberto a mina, mas ela não era explorada como deveria. Montamos uma rede para captá-la, possibilitando assim melhor o seu uso”, afirma Donizete, enfatizando que já houve uma economia de 70% no consumo do clube.
A idéia, segundo Donizete, é empregar o recurso, vindo da reutilização da mina de água, para aumentar as dependências do clube, como a readaptação do ginásio. “Vamos criar novas salas para abrigarem mais atividades. O intuito é criar um centro de convivência”, reafirma o diretor do Pelezão.
Uma das freqüentadoras mais assíduas do Pelezão, Amélia Haluko Yano, do Buffet Yano, é um típico exemplo de cidadania. Ela resolveu ajudar a revitalizar o local. Há cerca de um ano, Amélia trabalha como voluntária, cuidando de toda a jardinagem, com funcionários de sua empresa. “Plantamos mais de 20 mil mudas de plantas, árvores, flores e arbustos. Todos da comunidade colaboram. É um trabalho muito prazeroso”, afirma Amélia, que mantém diarimanente um jardineiro para fazer toda a manutenção do local.
O Pelezão oferece várias atividades, entre elas o tênis, basquete, futebol de campo, futsal, ginástica olímpica, ginástica local e adapatada, voleibol, bocha, liench´i, dança flamenca e dança de salão, judô, jiu-jitsu, capoeira. Outras atividades também fazem parte da grade de atrações : artesanato, reflexologia e tai chi chuan, como os espaços de lazer e cooper.
Os Jogos da Cidade, que estão sendo realizados no Pelezão, ainda estão na 1ª fase, mas segundo Donizete, o público está comparecendo em massa aos jogos. O Clube da Cidade Pelezão fica na Rua Belmonte, 957. Telefone 3834-0032.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA