ACONTECE

0
810

POLO AQUÁTICO

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), Paulo Skaf, inaugura na próxima sexta-feira, 28, a piscina de Pólo Aquático do Centro de Atividades do Sesi “Gastão Vidigal”, às 15h, na Rua Carlos Weber, 835, na Leopoldina.

CINEMA/421 ANOS

O projeto CineB, desenvolvido pelo sindicato dos Bancários e Brazucah Produções, exibe gratuitamente curtas metragens brasileiros neste final de sábado, 22, às 19h, no Centro de Memória e Convívio da Lapa (antiga Biblioteca Cecília Meireles), Rua Araçatuba, 522. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente na biblioteca. O local tem capacidade para 150 pessoas. Informações pelo telefone 3834-0004.
CINEMA
Os responsáveis pelo CineB, projeto de divulgação do cinema Nacional desenvolvido pelo Sindicato dos Bancários e Brazucah Produções, estarão com barraca na Festa das Nações da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Vila Piauí, (Rua Nilva, 324), neste domingo, 23, a partir de 12h, divulgando as ações do Projeto e distribuindo ingressos para próxima sessão que acontece no dia 10 de novembro, 19h, no salão de  festas  da Paróquia. A paróquia mantém um projeto que atende  crianças com atividades pedagógicas e educacionais.

CHURRASCO BENEFICENTE – ACM/421 ANOS
 
O Conselho da ACM Lapa realiza o Churrasco Beneficente Lapa em comemoração ao aniversário do Bairro, neste sábado, dia 22, às 13h,  no auditório da ACM Lapa, na Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 1100. A adesão custa R$ 60,00. A arrecadação será em prol dos projetos sociais da entidade. Outras informações pelo telefone 3839-5800.

PALESTRA

O Instituto Nokhooja realiza dentro do Ciclo de Palestras gratuitas a apresentação do médico e um dos fundadores do instituto, Carlos Godo, que vai falar sobre o tema “Adquira a força de vontade que você precisa através da ficalização”, dia 27, às 20h30, na Rua Antonio Raposos, 92, na Lapa. Outras informações pelo telefone 3645-3243.

CULTURA LIVRE

O músico pernambucano Naná Vasconcelos é o destaque da programação do Cultura Livre SP deste sábado, 22, no Parque Villa-Lobos. Ele comanda uma oficina (Workshop Orgânico, das 11 às 12h) e um show gratuitos (a partir das 16h), em um fim de semana recheado de atividades culturais no parque: teatro, espaço interativo, circo, dança e música erudita. Programa da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, o Cultura Livre SP leva programação grátis aos parques e espaços públicos da Capital, sempre nos finais de semana, de outubro até o final do verão, em março do ano que vem.  A programação começa às 10h com o Espaço Interativo- Estação Criança, apresentação do quarteto de Cordas – Camerata Darcos, performances, circo, entre as atrações.  O Parque Villa-Lobos fica na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001.

VER CIÊNCIA

Além da Estação Ciência (Rua Guaicurus), este ano a Biblioteca de Ciências Mário Schenberg participa da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na qual será apresentada a 17ª Mostra Internacional de Cinema na TV – Ver Ciência.  Dia 22 haverá sessão às 10h, Dentro do Corpo Humano do início ao fim, e  às 14h “Horizon: are we still evolving?, ambos da BBC. Rua Catão, 611, Vila Romana, Lapa.

CAT MÓVEL

As unidades móveis do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), estará no dia 22, no evento do Dia da Limpeza, entre 9h e 13h, na Rua Heraklit, 6, esquina com a Avenida Presidente Altino, altura do 2.487, no Jaguaré, e entre 8h e 16h, na Ação Social N. Senhora do Rosário, na Avenida Pompéia, 150.
Além de ajudar na busca de uma oportunidade de trabalho e na habilitação ao seguro-desemprego, o CAT oferece vagas de emprego e cursos da Semdet. Para ser atendido, é preciso ter em mãos RG, CPF, número do PIS e Carteira de Trabalho.

MARCO DA PAZ – Homenagem da ACSP

A Distrital Lapa da Associação Comercial de São Paulo realiza a cerimônia de entrega do troféu Marco da Paz aos Policiais Civis e Militares, Guardas Civis Metropolitanos, Bombeiros e profissionais da Companhia de Engenharia de Tráfego, em reconhecimento pelo atos de bravura pela Paz, neste sábado, 22, às 10h, na praça localizada na Rua Mercedes com Brigadeiro Gavião Peixoto, onde está localizado o 2º Marco da Paz implantado em São Paulo.

VOLUNTARIADO

A alegria do palhaço, os malabares soltos pelo ar, a energia do picadeiro. É nesse clima que cerca de 100 crianças dos Hospitais Itaci, Incor, Hospital do Câncer e funcionários voluntários da Sanofi vão viver a magia de um dia no circo, em São Paulo. A atividade acontece nesta quinta-feira, dia 20 de outubro, na Academia Brasileira de Circo, e faz parte das iniciativas do Programa “Nossos Sonhos são Possíveis”, um dos principais projetos de responsabilidade social da Sanofi, que implanta brinquedotecas em hospitais pediátricos de referência da rede pública de saúde no Brasil, desde 1999, e promove diversas atividades de voluntariado com hospitais públicos. Durante o evento, os pequenos pacientes, acompanhados dos voluntários da Sanofi, terão uma aula de iniciação nas artes circenses e depois assistirão a um espetáculo, com direito a pipoca, algodão-doce, cachorro-quente e distribuição de brinquedos. A Academia Brasileira de Circo fica na Avenida Nicolas Boer, 120 (ao lado do Viaduto Pompéia).

DEFICIÊNCIA

Nos dias 9 de novembro e 7 de dezembro, das 9h30 às 13h30, a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida promoverá a formação de novas turmas do Curso Sem Barreiras – Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência no CAT – Centro de Apoio ao Trabalhador Luz (Avenida Prestes Maia, 913, Luz). Trata-se de um programa gratuito de orientação aos profissionais da área de Recursos Humanos das empresas, com informações sobre os principais elementos que influenciam no processo de inclusão profissional de pessoas com deficiência. As inscrições estão abertas para a iniciativa e os interessados deverão enviar e-mail para o endereço sembarreiras@prefeitura.sp.gov.br. Informações com Daniela Delgado, da Coordenadoria de Projetos de Inclusão, pelo telefone 3913-4081.

HABITAÇÃO

Vai até domingo (23) o prazo para o cadastramento de pessoas interessadas para participar da eleição do Conselho Municipal de Habitação – CMH. Para se cadastrar basta acessar o portal da Prefeitura www.prefeitura.sp.gov.br. Todos os cidadãos moradores de São Paulo podem se inscrever para votar nos conselheiros do órgão. A eleição está marcada para o dia 4 de dezembro, contando com a participação institucional do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Os conselheiros que forem eleitos pela população farão parte do CMH por dois anos, até 2013. Vinculado à Secretaria Municipal de Habitação, o Conselho é formado por 48 representantes do poder público, de movimentos populares por moradia e da sociedade civil, assegurando igualdade a todos os segmentos. Serão eleitos também os suplentes para cada membro. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail da secretaria (secmh@prefeitura.sp.gov.br).

SOLIDARIEDADE

Dia 27 de outubro às 13h30, a Benfeitora Jaguaré, Colégio Módulo, 21° Depósito de Suprimentos do Exército, CIESP Oeste e Jornal da Gente, fará entrega de 300 cestas de alimentos a famílias carentes do Jaguaré. A distribuição será realizada na própria Benfeitora Jaguaré. Os alimentos foram arrecadados por alunos do Colégio Módulo, em evento que está inserido no calendário de festejos da Lapa e faz parte do Ação Lapa.

MONÓLOGO

Até o dia 6 de novembro, o Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295) recebe uma temporada do espetáculo A Casa Amarela. O texto é uma reflexão sobre o sonho de Van Gogh em organizar uma comunidade de artistas na cidade de Arles, no sul da França. A casa, que leva o nome da peça, foi inaugurada em 1988, e pretendia ser palco de troca de informações, técnicas e interesses sobre artes. Nela, o artista plástico recebeu o também pintor Paul Gauguin, nascido em Paris, França, e concebeu uma vasta produção que só viria a ser reconhecida depois da morte do primeiro. Na época em que ainda eram dois nomes desconhecidos, mas já cultivando personalidades fortes, eles dividiram a residência entre os meses de setembro e dezembro daquele ano, vivendo uma das mais enigmáticas relações de amizade da história da pintura moderna. O espetáculo é apresentado às sextas-feiras e sábados, 21h, e domingos, às 19h. Os ingressos custam R$ 10. Outras informações pelo telefone 3864-4513.

TEATRO

O ator Eduardo Okamoto volta aos palcos de São Paulo com “Agora e na Hora da Nossa Hora”, que trata da realidade de meninos de rua, depois de cinco anos. A reestreia acontece dia foi sexta-feira (21), mas a temporada se estende até 20 de novembro, com apresentações às sextas-feiras e sábados às 21h e domingos às 19h, no Espaço Cênico
do Sesc Pompeia. Com direção de Verônica Fabrini, da Boa Cia, o espetáculo conta a história de Pedrinha, um sobrevivente da Chacina da Candelária que escondido sobre a
banca de jornal assiste ao assassinato de oito meninos de rua. Mesmo representando um acontecimento histórico, Agora e na Hora da Nossa Hora não é um documentário. A pesquisa sobre a Chacina da Candelária e a observação de meninos de rua foi acrescida à inspiração em Macário, conto do mexicano Juan Rulfo. No conto, um menino está junto de uma cisterna esperando saírem rãs, que durante toda noite, fez muito barulho, não deixando sua madrinha dormir. Com um pedaço de pau na mão, ele espera matar uma a uma. Em Agora e na Hora de Nossa Hora, um menino de rua, Pedrinha, está junto de um bueiro esperando os ratos saírem. Para ele, o barulho dos ratos não
deixou os policiais dormirem. Por isso a matança. Ao ouvirem os tiros, todos
os meninos saíram correndo, menos ele que ficara quieto escondido sobre a
banca de jornal. Com algumas pedras nas mãos, ele espera matar os ratos para
que todos possam dormir em paz. Ao narrar os acontecimentos da madrugada
para os espectadores, os primeiros a chegarem ao local da Chacina, Pedrinha
revela uma sociedade que nega meninos de rua até a morte. Ingressos entre R$ 3,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes) e R$ 12,00 (inteira). O Sesc Pompéia fica na Rua Clélia, 93. Outras informações pelo telefone 3871-7700.

SAMBA ENREDO

A Escola de Samba Império Lapeano realiza a festa de apresentação do samba enredo para o carnaval 2012, no próximo dia 30, 17h, na quadra de ensaio da Avenida Mofarrej, 471, nos baixos do viaduto Mofarrej, na Leopoldina. Também haverá coroação da nova rainha de bateria. Entrada Franca. No dia 5 de novembro a escola realiza a feijoada da bateria, das 13h às 16h, com convites limitados. Reservas R$ 10,00 por pessoa, na quadra da escola.

BATERIA PARA DEFICIENTES

A Biblioteca Mário Schenberg oferece curso de bateria para pessoas com deficiência (em especial motora, mental e intelectual). O aprendizado é uma oportunidade de contato com o universo musical. Os alunos terão a liberdade de interagir com o instrumento, desenvolvendo áreas pouco ou nunca trabalhadas, contribuindo para o desenvolvimento auditivo, psicomotor, cognitivo e social, além de ajudar a fortalecer as ligações afetivas. Com emissão de certificado de participação. Incrições pelo telefone 3675-1681 e 3672-0456, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. As aulas acontecem às quartas-feiras, 17h. Rua Catão, 611, na Vila Romana, Lapa.

MAD SCIENCE

Os Cientistas malucos do Mad Science São Paulo realizam oficinas e shows de ciências para crianças no auditório da Biblioteca Mário Schenberg, sempre aos sábados, 11h. Neste sábabo, 22, haverá Oficina Laboratório de agente secreto 1 e 2, criativa, interativa e desafiadora, com toda a fantasia, mistério e adrenalina do mundo dos agentes secretos. A criançada verá toda a ciência por trás das missões secretas dos filmes e da realidade. A cada experiência eles poderão investigar as maravilhas da química e da física que fazem a diferença na vida de um agente secreto. Para crianças de 6 a 10 anos. No dia 29 acontece o show Jovens Feiticeiros, uma apresentação com efeitos de ciência que parece mágica. As estranhas poções da ciência deixarão tanto crianças quanto adultos encantadas com a possibilidade do conhecimento científico. Livre. Para participar de qualquer apresentação, é necessário retirar senha com uma hora de antecedência. Rua Catão, 611, Vila Romana, Lapa.

TEATRO

Até dia 6 de novembro, a Cia Dedo de Prosa apresenta “As três Mulheres Sabidas”, aos sábados e domingos, 16h, no Teatro Cacilda Becker. Dirigida por André Garolli e Luciana Viacava, As três Mulheres Sabidas é um espetáculo inspirado em contos da tradição britânica que tem no elenco Dinah Feldman, Fernanda Viacava e Priscila Herrerias. A peça infantojuvenil foge do roteiro tradicional. Inspirado nos contos de tradição britânica “A Pobretona que virou Rainha”, de origem irlandesa, “O Gentil Homem de Watness” e “O Touro Negro de Norroway”, ambos da Escócia, o espetáculo apresenta personagens Femininos fortes e determinados. Nas três histórias, as heroínas vencem pela esperteza. Rua Tito, 295, na Vila Rua Tito, 295, na Vila Romana, Lapa.

TEATRO DE BONECOS

A Cia. Sacatatruca apresenta “João sem Medo” na Biblioteca de Ciências Mário Schenberg, dia 19, 14h, a história de um rapaz corajoso que resolve sair em busca do medo que nunca teve. A história de superação é contada por meio de bonecos manipulados por luvas articuláveis. Além da Mário Schenberg outras quatro bibliotecas recebem a encenação. A Biblioteca Mário Schenberg fica na Rua Catão, 611.

TEATRO

O “Stand-Up do Fim do Mundo” fica em cartaz no Teatro Cacilda Becker até dia 27, às quintas-feiras, 21h. Vitor Vargas dirige e faz parte do elenco que integra Luizinho Beltrame e Guilherme Afonso na remontagem do show de 2009 que mistura stand-up comedy com personagens e esquetes cômicos. O teatro fica na Rua Tito, 295. Ingresso R$ 20,00. Telefone 3864-4513. 
      
DRAMATURGIA

O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, da Pompeia, em parceria com o Centro Cultural São Paulo realiza na próxima terça-feira (25), das 20h às 22h, o DCC – Dramaturgia Concisa e Contemporânea, coordenado pelas diretoras e dramaturgas Claudia Schapira e Ana Roxo. A cada edição os organizadores convidam um provocador e uma dupla de atores-musos para ler e debater os textos produzidos, no dramaturgia de improviso. Para participar basta trazer um texto de até três minutos. As inscrições, o sorteio dos textos e atores que farão a leitura acontecem durante o evento. Além do sorteio para leitura da “dramaturgia pronta”, três dramaturgos inscritos na hora são sorteados para a “dramaturgia de improviso”, onde um tema é proposto pelo Núcleo e eles escrevem um texto durante as duas horas, que no final do evento são lidos pelo ator convidado, comentado e premiado. O evento será na Sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro 1000. A entrada é gratuita. Outras informações pelo telefone 3803-9396 ou 7736-9396 e 8651-9077.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento de mobilização nacional coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia desde 2004, tem sua edição 2011 até 24 de outubro com o tema central “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. A Estação Ciência – USP, como faz tradicionalmente, oferece ao público uma programação especial e de destaque durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011, com atividades variada, sempre com o objetivo de popularizar ainda mais o interesse pela ciência.  No sábado, 22, das 8h às 10h – Curso de Moviemaker com Prof. Menon (graduado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo e pós graduado em Análise de Sistemas pela FAAP) e Prof. Luiz, 10h às 12h – Oficina de Brinquedos de Sucata (OSCIP Passatempo Educativo), 11h às 12h – Palestra sobre Fontes de Energia, com André Camargo (consultor ambiental mestre pelo departamento de Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP) e das 14h às 16h – Oficina de Animais em Origami (OSCIP Passatempo Educativo). No domingo haverá: das 10h às 12h – Oficina de Brinquedos de Sucata (OSCIP Passatempo Educativo), e das 14h às 16h – Oficina de Animais em Origami (OSCIP Passatempo Educativo). Para participar é preciso fazer inscrição pelo site (http://www.eciencia.usp.br/inscricao/). Além da programação especial voltada para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Estação Ciência conta com outras grandes exposições, como a “Expo Amor pela Vida”, da Sociedade Brasileira da Cardiologia  e a “Química para um Mundo Melhor”. A Estação Ciência – USP (Rua Guaicurus, 1394 – Lapa) funciona de  terça a sexta-feira, das 8h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Ingresso: inteiro R$ 4,00, meia entrada (estudantes e portadores de necessidades especiais isentos (menores de 6 anos, maiores de 60 anos, comunidade USP, professores, primeiro sábado e terceiro domingo do mês).

SARAU

Dia 26 de outubro, quarta-feira, o Teatro do Centro da Terra realiza mais uma edição do sarau de poesias Noites na Taverna, às 20h30. O evento (grátis) está no segundo ano de temporada com sessões sempre na última quarta-feira de cada mês. A entrada franca. Noites na Taverna – o Sarau do Centro da Terra é uma parceria com a Poiesis – Organização Social de Cultura. Os convidados são recebidos pelo anfitrião Ricardo Karman para “noites poéticas e autóctones, autenticamente paulistanas”, como o próprio diz. Poetas e simpatizantes recitam poesias, letras de músicas, textos curtos, obras próprias ou tiradas de um cardápio poético especialmente elaborado para a ocasião pelo poeta Frederico Barbosa. Rua Piracuama, 19 – Sumaré/SP – Tel: (11) 3675-1595.

 

COMPARTILHE
Artigo anteriorROTARY
Próximo artigoOrçamento e participação

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA