Sesc oferece vivência sobre construção de cisternas

0
2028

Foto:

Oficina acontece neste sábado no Sesc

O recente colapso no abastecimento hídrico em São Paulo trouxe novos desafios cotidianos à população paulista. Para enfrentar essa situação com iniciativas simples e econômicas, o Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93) e o Muda SP promovem neste sábado (21), das 14h às 18h, uma vivência gratuita para construção de minicisternas. Para participar basta fazer inscrições no local 30 minutos antes do início.

Tecnologia acessível utilizada para recolher água da chuva, a cisterna funciona a partir do redirecionamento da água para um reservatório. Com isso, é possível armazená-la e utilizar em atividades do dia a dia, como limpeza e irrigação. Nesse curso, além da instrução de como criar o equipamento, os participantes aprendem cuidados para evitar a contaminação da água e da cisterna.

Ainda pouco difundida em São Paulo, essa prática tem raízes antigas pelo modo simples de instalação e funcionamento. No Nordeste, o uso de cisternas é comum à população, que utiliza a técnica durante as épocas de chuva, armazenando água para os períodos de seca. O volume armazenado e o material que reveste o aparelho são variáveis, inclusive é possível construí-la com plástico, fibra de vidro e até alvenaria. 

A vivência no Sesc Pompeia, em parceria com o projeto MUDA SP, com duração de aproximadamente  4 horas, vai apresentar ao público a metodologia para desenvolver cisternas caseiras e o armazenamento correto da água das chuvas. A atividade é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições acontecem no dia 21 no espaço das Oficinas de Atividade, a partir das 13h30. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA