Moradores se mobilizam para transformar praça

0
3874

Foto: Bárbara Dantine

Bárbara Dantine
A área ganhou um parque infantil, quadra poliesportiva, horta orgânica, academia ao ar livre, torre de wi-fi e paisagismo

Os moradores do Jardim Humaitá, na Vila Leopoldina, se mobilizaram para dar uma nova cara à Praça Doutor Luís Trevisani. Em parceria com a Vivo, responsável pelo projeto Vivo a Praça, a área ganhará um parque infantil, quadra poliesportiva, horta orgânica, academia ao ar livre, torre de wi-fi e paisagismo.

No sábado (27) e domingo (28) os moradores participaram de um mutirão para implementar as mudanças na praça. Divididos em quatro times, os 226 voluntários abriram buracos para a instalação de mesas, bancos e brinquedos, prepararam e pintaram a quadra e plantaram flores. Muitas crianças estavam presentes e participaram do trabalho.

A mobilização da comunidade foi realizada pelo Instituto Elos, que com sua metodologia identificou os líderes locais, auxiliou na captação de recursos e realizou diversas reuniões com a população. A iniciativa “Vivo a Praça” incentiva a própria população a transformar e cuidar do espaço público. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, 11 praças já foram revitalizadas e, em todos os casos, a comunidade realiza a manutenção dessas áreas.

O trabalho que foi iniciado às 9h da manhã foi acompanhado de música, café da manhã e um churrasco de almoço, oferecido pela VIVO.  Muitos materiais como pedras, areia, terra, plantas, pneus e tintas foram doados por comerciantes da região.

Elisana Vendramini que é vizinha da praça elogiou a iniciativa, mas lamentou que mais moradores não colaboraram no mutirão: “É uma pena que não veio mais gente, porque o trabalho seria mais suave”. Elisana dividia seu tempo entre cuidar de seu neto e as atividades de paisagismo na praça.

Já Ricardo Ferreira que trabalhou com os novos bancos de cimento elogiou a iniciativa e o trabalho voluntário: “É sempre bom ajudar, é uma iniciativa muito boa”.

No sábado (3), a Vivo ofereceu uma festa de inauguração da praça com shows e diversas apresentações de talentos locais, a partir das 11h. A Praça Dr. Luís Trevisani está localizada entre as ruas Professor Olavo de Carvalho, Ministro Silva Maia e Tenente João Salustiano Lira.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA